MotoGP: Kork Ballington nomeado Lenda
Depois de Randy Mamola, Hugh Neville Ballington, mais conhecido no mundo das duas rodas como Kork Ballington, é o mais recente nome a estar perfilado para fazer parte do restrito grupo de Lendas do Mundial de MotoGP. A cerimónia de indigitação do sul-africano ocorrerá no Grande Prémio da Austrália, que vai decorrer no circuito de Phillip Island entre os dias 26 e 28 de outubro.
Ballington competiu no Mundial entre 1976 e 1982 e somou quatro títulos mundiais nesse período. Em 1978 e 1979 este sul-africano, nascido na antiga Rodésia do Sul, conquistou os Mundiais de 250cc e 350cc sempre aos comandos de uma Kawasaki, marca que representou durante grande parte da sua carreira no Mundial. Para a história ficam igualmente 31 vitórias, 46 pódios, oito poles e 15 voltas mais rápidas em corrida.
Kork Ballington foi também o primeiro piloto sul-africano a conquistar um título no Mundial feito que foi repetido em 1980 por John Ekerold e recentemente em 2016 por Brad Binder.
“É uma honra juntar-me a este grupo de elite. Ao longo da minha carreira nunca atingi nada ou fiz algo com o objetivo de ser reconhecido. O meu foco estava sempre em dar o máximo, honrar os verdadeiros valores do desporto e ganhar o respeito de todos os meus adversários bem como de toda a família que segue estes valores. O reconhecimento é um produto do sucesso obtido e o reconhecimento das minhas conquistas trouxeram-me até este dia”, disse Kork Bollington ao site do MotoGP.