MotoGP, Jorge Martín reduz distâncias para Bagnaia no campeonato
Num fim de semana dominado pela Aprilia em Barcelona, a queda de Francesco Bagnaia na primeira volta trouxe algumas novidades em termos campeonato de pilotos, com o campeão do mundo a perder 16 pontos para Jorge Martín.
Bagnaia foi para o fim de semana com uma vantagem de 62 pontos sobre Martín, segundo classificado, com a vantagem a ser aumentada para 66 pontos depois do segundo lugar do italiano na corrida sprint. Depois da corrida de domingo, a diferença foi reduzida para 50 pontos. Embora a diferença ainda seja grande, há agora um ponto de interrogação sobre o estado físico do campeão, com a próxima ronda em Misano a ser já no próximo fim de semana.
Marco Bezzecchi teve um fim de semana difícil no circuito catalão. O italiano conquistou apenas seis pontos depois de terminar em oitavo durante o sprint e ser apenas 12.º no Grande Prémio de domingo. O homem da VR46 ainda está no terceiro lugar do campeonato, mas está agora a 21 pontos de Martín.
O italiano ainda está confortavelmente no top-3, com uma vantagem de 23 pontos para Brad Binder, que também só conquistou seis pontos no fim de semana, todos na corrida sprint, devido ao seu quarto lugar. O piloto da KTM abandonou durante a corrida, depois de ter estado envolvido no acidente com Pecco Bagnaia.
Aleix Espargaró saiu da Catalunha com pontuação máxima, com vitórias na corrida sprint e no Grande Prémio em si, subindo assim ao quinto lugar da tabela. O espanhol ultrapassou Johann Zarco, estando 13 pontos à frente do francês e apenas a 12 de Binder.
Top-10 do campeonato:
- Francesco Bagnaia – 260 pontos
- Jorge Martín – 210 pontos
- Marco Bezzecchi – 189 pontos
- Brad Binder – 166 pontos
- Aleix Espargaró – 154 pontos
- Johann Zarco – 141 pontos
- Luca Marini – 125 pontos
- Maverick Viñales – 113 pontos
- Jack Miller – 104 pontos
- Álex Márquez – 102 pontos