MotoGP – Jorge Lorenzo: “Os pneus Michelin foram a chave do campeonato”
Jorge Lorenzo (Yamaha) ocupa atualmente a terceira posição do campeonato do Mundo de MotoGP. Numa temporada em que o piloto espanhol arrancou com uma vitória no Qatar, nada fazia prever que nas rondas seguintes, problemas com os pneus acabaram por o atrasar na corrida à revalidação do título, no ano em que vai colocar um ponto final na sua ligação à Yamaha estando a caminho da Ducati.
“O ano passado foi possível recuperar, este ano é possível mas está muito complicado, quase impossível. Teríamos de ter muita sorte e Márquez teria de ter muito azar. Olhando para os pontos penso que temos mais possibilidades de lutar pelo segundo lugar que em ganhar o campeonato. Continuo a pensar que com as mesmas regras do ano passado, todos teríamos a mesma consistência que revelamos na época passada, mas este ano creio que a consistência dos pilotos tem sido encontrada através dos novos pneus”, afirmou Jorge Lorenzo
O piloto espanhol e ainda o campeão do mundo em título, continua a deixar claro que a chave da temporada esteve na mudança dos pneus Bridgestone para Michelin como fornecedor oficial da categoria rainha do mundial: “Quando perdemos o controlo do pneu dianteiro é bastante difícil recuperar e não caíres. Talvez em 90% das vezes que perdes o controlo do pneu dianteiro sofres uma queda. No ano passado era precisamente o contrario. Para mim essa é a razão porque os pilotos estão a cometer erros, cometendo mesmo mais erros durante o campeonato. Já o Marc Márquez, continua a ser vitima de quedas, mas nos treinos, na corrida tem terminado sempre e isso juntamente com os muitos erros dos pilotos da Yamaha, fez com que chegasse a esta fase do campeonato com uma grande vantagem”.