MotoGP: Jonas Folger próximo da recuperação total
O piloto alemão, que estreou-se este ano em MotoGP, foi forçado a falhar as últimas quatro rondas da temporada, depois de descobrir que padecia do Síndrome de Gilbert, uma doença genética que atinge entre 2% a 5% da população mundial e que afecta o funcionamento do fígado. A esta maleita juntou-se ainda uma lesão na garganta contraída na sequência de uma queda no Grande Prémio de Aragão.
Pois bem já depois de também ter falhado os testes, que tiveram lugar a seguir ao final da época, o chefe de equipa da Tech 3, Herve Poncharal veio agora a público revelar que Jonas Folger deverá estar totalmente recuperado por altura do Natal.
“O Jonas precisa de tempo para descansar e eu já disse que estará a 100% entre o período do Natal e final do ano. Isto significa que estará apto para os testes oficiais de Sepang, que decorrerão no final de janeiro”, explicou Poncharal ao site ‘Motorsport.com’.
O dirigente gaulês mostrou ainda satisfação por finalmente ter sido descoberto o que perturbava Jonas Folger. “Passaram muitos anos desde 2011 e ninguém percebeu do que padecia o Jonas e porque motivo a sua carreira teve tantos altos e baixos em Moto3, Moto2 e este ano em MotoGP. Estamos todos contentes por saber do que se trata e agora o Jonas sabe como pode curar esta doença”, concluiu Herve Poncharal.
De referir que na sua temporada de estreia em MotoGP, Jonas Folger esteve a um bom nível ao somar 84 pontos nos 14 Grandes Prémios em que participou. O melhor resultado foi o segundo lugar no seu Grande Prémio da Alemanha, que disputou-se no circuito de Sachsenring.