MotoGP, Japão, Treino: Brad Binder mais rápido, Oliveira e marcas japonesas vão à Q1
Brad Binder (KTM) foi o piloto mais rápido da sessão de treinos do Grande Prémio do Japão de MotoGP. O sul-africano fez a sua melhor volta em 1:43.489 minutos (recorde do circuito), batendo Francesco Bagnaia (Ducati) por 29 milésimos, com Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 295 milésimos.
Os três primeiros do campeonato de pilotos conseguem todos passar diretamente à Q2, embora Bagnaia tivesse deixado a sua melhor volta mesmo para o final, sendo uma volta que o deixou bastante perto do melhor tempo de Binder. Já Jorge Martín (Pramac) e Marco Bezzecchi (VR46) acabaram em quarto e quinto, a 354 e a 456 milésimos de Binder, respetivamente. Fabio Di Giannantonio (Gresini) e Johann Zarco (Pramac) são as outras Ducati que vão diretamente à Q2, deixando apenas Michele Pirro de fora. Maverick Viñales (Aprilia), Pol Espargaró (GASGAS) e Jack Miller (KTM) completam o top-10 (o australiano caiu a meio do treino) e também vão estar na derradeira fase da qualificação.
Miguel Oliveira ficou num ingrato 11.º lugar, com o português a ter ocupado inclusivamente a primeira posição deste treino durante bastante tempo, estando ainda dentro do top-10 quando começaram as simulações de qualificação. Contudo, o luso acabou por ficar de fora, embora mostrando sinais mais animadores do que no primeiro treino. No final, Oliveira acabou a 56 milésimos do registo de Jack Miller, tendo de passar pela Q1 amanhã.
Não foi uma boa sessão para os pilotos das equipas japonesas, com todos a terem de passar também pela Q1 amanhã. Joan Mir foi 12.º, à frente de Fabio Quartararo e de Marc Márquez (ambos caíram nos últimos minutos, com o francês a sair algo queixoso), com Franco Morbidelli em 15.º. Cal Crutchlow, wild-card da Yamaha, terminou por diante de Raúl Fernández (caiu duas vezes neste treino), Takaaki Nakagami, Augusto Fernández, Michele Pirro e Álex Rins, que está a regressar à ação após lesão.
A segunda sessão de treinos livres de MotoGP tem início agendado para amanhã, às 2h10.