MotoGP, Japão, Grelha: Duas Aprilia na segunda linha
As surpresas continuam a chegar no campeonato de MotoGP de 2022. A chuva prevista em Motegi chegou – abundantemente – mesmo à hora mais exigente do dia. Após o cancelamento da sessão da TL3, os pilotos esperaram nas respetivas boxes a luz verde para saírem para a pista e procurarem o melhor tempo de qualificação possível.
As condições exigentes e o facto de equipas e pilotos terem apenas menos quilómetros e tempo que o habitual para prepararem a qualificação, destacou ainda mais o trabalho feito dentro e fora de pista.
A Aprilia passou por esse exame difícil de cabeça erguida, com Maverick e Aleix a qualificaram-se, respetivamente, em quarto e sexto lugar, a partir da segunda linha da grelha de partida. Na corrida de domingo que deverá ser disputada de novo em asfalto seco, uma boa posição na grelha assim como um bom arranque são requisitos essenciais para apontar para um excelente resultado. O que falta então fazer para amanhã?
Aleix Espargaró (6º): “Ainda só fizémos 50% do trabalho, falta os outros 50”
“Hoje entrámos com a cabeça erguida, com uma boa posição e, francamente, com uma boa sensação no molhado, que certamente não é o meu terreno favorito. Isto, juntamente com a posição em comparação com o Fábio e o Francesco, deixa-me otimista. No entanto, só fizemos 50% do trabalho. Ainda temos de fazer os outros 50%. Ultrapassar não é fácil aqui e também não teremos muita informação para basear a nossa escolha de pneus. A análise feita na garagem vai fazer a diferença, mas sinto-me pronto sem dúvida.”
Maverick Viñales (4º): “Vou dar o máximo desde o início”
“Temos sempre potencial na corrida, mas um lugar na primeira ou segunda linha é o objetivo mínimo de transformar um bom ritmo num bom resultado. A este respeito, estou satisfeito. Com este tempo louco, manter-me concentrado foi importante. Estou altamente motivado e estou confiante de que seremos capazes de fazer uma boa corrida amanhã, lutando na frente. A escolha dos pneus será fundamental com dados tão limitados disponíveis se a pista estiver seca. De qualquer forma, vou dar o máximo desde o início.”