MotoGP, Jan Witteveen: “A Yamaha e a Honda tentaram copiar a Aprilia”
Jan Witteveen é um homem que tem a sua história ligada à Aprilia. O holandês deu uma entrevista ao MotoSprint a recordar os tempos em que entrou na equipa, falando também de uma altura em que as equipas japonesas tentaram copiar a sua tecnologia.
“Quando cheguei à Aprilia, decidi criar know-how, usando tecnologias que estavam disponíveis na Europa. Confiar nos japoneses queria dizer usar material de ‘série B’. Queria desenvolver o que os japoneses não tinham, criando um sistema italo-europeu. Tinha muita experiência com duas rodas. Todos disseram que era uma tecnologia velha, fora de prazo. Mas continuei a dizer: ‘vamos seguir o nosso caminho e vamos ver quem está certo’. Queria diversificar, não só para ter algo especial, mas também para bater a competição”, disse.
“Chegámos ao ponto de os japoneses estarem interessados na nossa tecnologia. A Yamaha e a Honda tentaram copiar a Aprilia, mas não resultou, porque os japoneses fizeram aquilo que queriam que eu fizesse, que era copiar. Quando vi que estavam a tentar copiar, que é sinónimo de não compreender como melhorar, fiquei feliz. Quando copias o trabalho de alguém, no máximo tens o mesmo resultado da pessoa que estás a copiar”, explicou.