MotoGP, Itália, TL3: Pecco Bagnaia no topo, Oliveira 14º
Com uma volta de 1’45,393 o italiano Pecco Bagnaia (Ducati) foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres, na frente de Aleix Espargaró (Aprilia) e Luca Marini (Mooney VR46 Ducati).
Para Pecco Bagnaia as coisas não correm muito bem ao início, com uma queda na curva 12 depois do italiano perder a frente da Ducati GP22 quando rodava à frente de Michelle Pirro. Na entrada para os últimos 30 minutos, Aleix Espargaro mantinha-se no topo da tabela de tempos, seguido por Bagnaia, Jack Miller, Johann Zarco e Luca Marini que fecha os cinco primeiros. Enea Bastianinni é o sexto mais rápido e Brad Binder sétimo com a KTM. Fabio Quartararo (Yamaha), 9º, Marc Marquez (Honda), 12º e Miguel Oliveira (KTM), 15º continuam sem melhorar os seus tempos e, certamente, com muito trabalho pela frente. Oito motos europeias ocupam as oito primeiras posições!
Com um pneu médio à frente e macio atrás na Aprilia RS-GP, a 18 minutos do final Maverick Viñales salta para a terceira posição… e ficam duas motos de Noale nas três primeiras posições. O ‘Top Gun’ está logo atrás de Bagnaia e na frente de Miller. A 13 minutos do final Bastianini sobe de sétimo para quarto. A 11 minutos do final e já com um fato novo depois da queda, Bagnaia vem em modo de ataque, coloca marcadores vermelhos em todos os sectores e sobe a primeiro com uma volta de 1’45,393. Marco Bezzecchi sobe ao quarto lugar, Miguel Oliveira melhora mas queda-se pela 19ª posição… Surpreendente a performance do rookie do Team Gresini Fabio Di Giannantonio que sobe ao quinto lugar, ficando com o acesso ao Q2. Taka Nakagami sobe ao terceiro lugar a 5 minutos do final da sessão, e com isso o campeão do mundo Fabio Quartararo (11º) está em risco para o Q2. Miguel Oliveira salta então da 20ª posição para décimo primeiro, à beira de entrar no Q2, descendo depois a 14º nos tempos com a subida de Nakagami e Quartararo aos dez primeiros. A terceira sessão termina com quedas de Enea Bastianini e Darryn Binder na última curva. Jack Miller termina fora do Q2, tal como Marc Marquez afundado na classificação (21º)! O melhor representante da Suzuki é Alex Rins, na décima segunda posição.
A qualificação de MotoGP tem início às 13h10, com o Q2 a começar às 13h35.