MotoGP, Itália, T3: Bagnaia confirma-se o mais rápido antes da qualificação
Depois de repor a hierarquia habitual na sexta-feira, Francesco ‘Pecco’ Bagnaia (Lenovo Ducati) voltou a ser o mais rápido no derradeiro treino livre antes da qualificação na frente de Luca Marini (Mooney VR46) e do francês Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). Miguel Oliveira terminou no Top 10 como melhor piloto da Aprilia, mas tem de ir ao Q1.
A 12 minutos do final Pecco Bagnaia continuava a liderar a tabela de tempos na frente de Johann Zarco, Jorge Martin e Alex Marquez, com quatro motos da Ducati na frente, seguidas pelas Aprilia de Miguel Oliveira (P5) e de Maverick Viñales (P6). Mais tarde esta combinação de seis motos italianas seria interrompida a 5 minutos do final pela subida da Yamaha de Fabio Quartararo ao segundo posto, com o francês a colocar-se a apenas 0,177 segundos do líder Bagnaia. As KTM de Jack Miller e Brad Binder, assim como Alex Rins com a LCR Honda completavam o Top 10. Pouco depois, seria mostrada uma bandeira vermelha devido a uma queda na curva 14 devido a uma queda aparatosa de Augusto Fernandez.
Pouco depois do recomeço da sessão Fabio Di Giannantonio caia na curva 1 e uma nova bandeira, desta vez amarela pelo que restavam apenas dois minutos para uma volta lançada. Neste último período, melhorava os seus tempos Luca Marini que subia a segundo e Miller, que terminava quinto. Miguel Oliveira fechava o final do T2 como melhor piloto da Aprilia no 9º lugar, com Viñales a encerrar os dez primeiros. Marc Marquez terminava fora do Top 10, numa sessão inteiramente dominada por Pecco Bagnaia, depois de colocar a rápida Ducati no topo na sexta-feira.