MotoGP, Itália, Sprint: Bagnaia domina em Mugello, Martín cai
Francesco Bagnaia (Ducati) venceu a corrida sprint do Grande Prémio de Itália de MotoGP. O italiano cruzou a linha de meta na primeira posição, batendo Marc Márquez (Gresini) por 1.469 segundos, com Pedro Acosta (GASGAS) em terceiro, a 4.147 segundos.
Era Jorge Martín que saía da pole position, mas foi Pecco Bagnaia a chegar a primeiro com um grande arranque, seguido do colega de equipa Enea Bastianini, com Martín em terceiro. Brad Binder fez um excelente arranque, saltando de 13.º para quarto, à frente de Marc Márquez e Maverick Viñales. Já Miguel Oliveira caiu para 16.º depois de um toque com Álex Márquez na primeira volta. Martín não perdeu tempo a recuperar o segundo lugar a Bastianini.
A 10 voltas do fim, Miguel Oliveira e Fabio Quartararo ficavam de fora da corrida na mesma curva (o português tentou ultrapassar o francês e perdeu a frente da sua moto, levando o francês com ele para a gravilha). Mais à frente, Enea Bastianini tentou responder a Martín, mas alargou a trajetória, Martín tentou responder, tocaram-se e Bastianini caiu. Os comissários declararam que ambos eram incidentes de corrida. Marc Márquez ultrapassou Brad Binder e subiu ao terceiro posto, com Binder a perder também para Pedro Acosta e Franco Morbidelli.
Bagnaia continuava a liderar, com Martín sob pressão de Marc Márquez, sendo que Pedro Acosta estava isolado no quarto lugar. A quatro voltas do fim, Jorge Martín caiu quando ocupava o segundo lugar, com Bagnaia ainda na liderança e Marc Márquez a passar a segundo, com Acosta em terceiro. Márquez ainda tentou apanhar Bagnaia, mas sem sucesso, com Acosta a terminar em terceiro, Morbidelli em quarto e Viñales em quinto. Binder, Fabio Di Giannantonio, Álex Márquez e Aleix Espargaró completaram os lugares pontuáveis.
Resultado do sprint de MotoGP:
- Francesco Bagnaia
- Marc Márquez + 1.469
- Pedro Acosta + 4.147
- Franco Morbidelli + 5.421
- Maverick Viñales + 7.693
- Brad Binder + 8.271
- Fabio Di Giannantonio + 8.571
- Álex Márquez + 8.846
- Aleix Espargaró + 8.984
- Raúl Fernández + 10.085
- Marco Bezzecchi + 10.199
- Jack Miller + 13.988
- Álex Rins + 14.137
- Pol Espargaró + 18.259
- Johann Zarco + 18.309
- Takaaki Nakagami + 19.374
- Augusto Fernández + 23.060
- Lorenzo Savadori + 24.596
- Luca Marini + 25.587
NC – Jorge Martín
NC – Joan Mir
NC – Enea Bastianini
NC – Fabio Quartararo
NC – Miguel Oliveira