MotoGP, Itália: Regressado Miguel Oliveira com primeiro dia difícil em Mugello

Por a 9 Junho 2023 15:10

Miguel Oliveira teve hoje um primeiro dia complicado em Mugello, tendo regressado da lesão sofrida em Jerez após falhar o Grande Prémio de França. O luso foi apenas 20.º classificado na tabela combinada, provavelmente ainda com algumas queixas no ombro.

Na primeira sessão, o português até fez um número razoável de voltas (17), mas nunca invadiu a zona alta da tabela classificativa. O piloto da RNF rodou mais rápido na sexta das 17 voltas, em 1:47.853 minutos, mas não foi além da 21.ª posição, ficando a 1.732 segundos de Álex Márquez, o mais rápido dos primeiros treinos.

À tarde, a situação não melhorou muito. Miguel Oliveira voltou a efetuar algumas voltas, mas o ritmo não foi suficiente para o retirar da zona baixa da tabela classificativa. Mesmo no time attack, a situação não melhorou muito, com o luso a fazer o suficiente para subir apenas ao 20.º lugar, ainda bastante longe do líder Francesco Bagnaia, a 1.129 segundos. Do outro lado da garagem, Raúl Fernández teve uma performance bastante mais competitiva, mesmo que também termine fora dos dez primeiros, mas apenas a quatro décimos de Bagnaia.

Miguel Oliveira confirmou depois à Sport TV que irá participar no que resta do fim de semana, embora com a consciência de que os resultados irão sair prejudicados.

“A sensação é aquela que eu já esperava. Fiz um bocadinho melhor do que aquilo que eu sentia no corpo. No final, forcei um bocadinho mais, noto muita limitação, sobretudo na força, compenso muito no equilíbrio em cima da mota, e fica muito complicado. Hoje à tarde, notei uma melhoria significativa em relação à manhã. Com os pneus novos na última volta, melhorei um bocadinho em todos os setores, mas não tive força para acabar a volta. Um dia sem olhar muito para as posições, o tempo ideal é um bocadinho melhor. Toda a gente separada por menos de um segundo, a este nível, não estando a 100%, é o suficiente para estar lá para trás. Já era esperado, a nível técnico, o duro é sempre o pneu com mais estabilidade, é bastante solicitado acima dos 35 graus. O traseiro macio funcionou bastante bem, meti-lhe algumas voltas para ver se o pneu aguentava um hipotético ritmo de corrida. Não foi mau de todo, mas outros pilotos com médios foram bastante competitivos. Estamos a tomar uma sessão de cada vez, neste momento, estar em cima da mota não é prejudicial para o ombro – pelo contrário, estar em cima da moto é o meu melhor treino – e tentar ajustar as expetativas e pensar que a posição é o menos importante, o importante é acumular estes quilómetros e estar o mais perto possível dos 100%. A cabeça ainda manda alguma coisa, a minha vontade é essa. Amanhã vamos tirar a prova dos nove e perceber”, referiu.

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Genesis
Genesis
1 ano atrás

Podiam mencionar que a ultima volta rápida do Miguel estava só a 389 milésimas e não a pode acabar devido a bandeira amarela

1
0
Would love your thoughts, please comment.x