MotoGP, Itália, Q2: Pole-position de Bagnaia à frente dos irmãos Márquez
Pecco Bagnaia conquistou a pole position no Grande Prémio de Itália em Mugello. Marc Márquez puxou dos galões para ser segundo, com Alex Márquez a surpreender na terceira posição.
Na Q2, Zarco foi o mais veloz a início com Bezzecchi atrás dele, seguido por Marc Márquez e Brad Binder. ‘Bez’ foi então para o primeiro lugar, com Marc, em segundo. Então todos cortaram e foram para as covas. Muito cedo quase todos foram para as boxes. Quase todos excepto Jorge Martín que ficou em pista a pressionar, com Rins no horizonte, colocando-se o piloto da LCR Honda em primeiro lugar, com um excelente último setor.
Bagnaia ou Álex Márquez que já tinham feito uma boa primeira tentativa, precisavam de melhorar os seus tempos no segundo ‘time-attack’. Marc Márquez esperou e foi atrás de Bezzecchi. Logo na curva 1, chegou Bagnaia, que esbarrou no homem de Cervera, embora a grande distância. Pecco estava muito rápido e Marc Máquez colou-se à Ducati do italiano. Brad Binder entretanto caira e ficava fora da luta. Bagnaia focou-se então numa volta rápida para chegar a líder, baixando o seu tempo para 1’45 e batendo o recorde da pista. Marc Márquez na sua roda foi o segundo, terminando a 78 milésimos do piloto da Ducati. O seu último setup na moto foi fundamental para esse tempo.
Álex Márquez fez duas voltas muito boas para terminar em terceiro. Pecco já não pressionou mais e deixou passar Marc Márquez. Jorge Martín não conseguiu melhorar na sua segunda tentativa de volta rápida e Bagnaia conquistou a pole position, a 14ª do italiano no MotoGP.
Terminadas as qualificações segue-se a corrida de Sprint, agendada para as 14h00 (Hora de Portugal continental).