MotoGP, Itália, Q1: Álex Márquez e Jack Miller na Q2, Oliveira parte de 18.º
Álex Márquez (Gresini) e Jack Miller (KTM) foram os dois pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio de Itália de MotoGP. O espanhol foi o que rodou mais rápido, em 1:45.231 minutos, batendo o australiano por 328 milésimos.
No final da primeira saída, Márquez já detinha a primeira posição, com uma larga vantagem de 456 milésimos para o segundo classificado, que era Franco Morbidelli (Yamaha). Miller surgia em terceiro, a pouco menos de um décimo de segundo do italiano da Yamaha, ao passo que Miguel Oliveira, longe da melhor forma física, era oitavo classificado, a 961 milésimos do homem da Gresini.
Márquez melhorou o seu tempo na segunda saída para a pista, terminando na frente de forma incontestável. Mas foi Jack Miller a agarrar a segunda e última vaga na Q2, com o homem da KTM a bater a marca de Maverick Viñales (Aprilia) por apenas 32 milésimos. A Yamaha voltou a falhar em qualificação, com Morbidelli a ficar desta vez à frente de Fabio Quartararo, mas ambos vão sair de 14.º e 15.º. Takaaki Nakagami (LCR) sai de 16.º, à frente de Michele Pirro (Ducati) e de Miguel Oliveira, que terminou a 772 milésimos de Álex Márquez. Fabio Di Giannantonio e Raúl Fernández, que caiu já nos últimos minutos, vão sair atrás do luso, tal como Lorenzo Savadori e os dois pilotos da GASGAS, Augusto Fernández e Jonas Folger.