MotoGP Itália: Jorge Lorenzo finalmente!
Uma corrida relativamente calma com poucas ultrapassagens na frente.
Jorge Lorenzo, partindo da 2ª posição da grelha chegou á liderança logo á entrada da 1ª curva após um bom arranque e aí se manteve intocável e inalcansável ao longo de toda a corrida, obtendo a sua primeira vitória com a Ducati com 6 segundos de vantagem sobre Andrea Dovizioso que assim assegurou a dobradinha da Ducati.
Uma verdadeira serie negra para para o penta campeão do mundo Jorge Lorenzo que desiludiu ao longo de toda a época de 2017 a primeira na Ducati, e que terminou no 7º lugar sem obter qualquer vitoria.
Parecia que a carreira de Jorge Lorenzo tinha entrado numa fase definitivamente regressiva a caminho de uma abandono das corridas, tal a sucessão de maus resultados e desilusões.
Em 2018 Jorge Lorenzo não demonstrou grandes melhorias, com 2 abandonos, um 15º lugar na Argentina, um 11º nos EUA e um 6ª lugar em França. Estava em 14º lugar do campeonato á chegada a Mugello, de onde sai com mais 25 pontos na 10ª posição e a motivação recuperada.
Na 2º posição da corrida ficou Andrea Dovizioso, que nunca ameaçou a liderança de Lorenzo mas que também nunca foi ameaçado por Rossi.
Valentino Rossi sim, teve uma corrida animada em luta com Andrea Iannone, mas acabou recuperando o 3º lugar do pódio, não desiludindo totalmente a multidão de fãs que pintaram de amarelo todas as zonas em redor da pista de Mugello.
Quem fez uma pessima operação em Mugello foi o líder do campeonato Marc Marquez que partindo de 6º na grelha efectuou uma excelente partida chegando a 3º na 1ª curva e subindo ao segundo lugar ainda durante a primeira volta por troca com Valentino Rossi. Mas Marquez sofreu uma queda na curva 10 quando perdeu a frente da sua moto, durante a 3ª volta.