MotoGP Inglaterra, Qualifying 2: Jorge Lorenzo consegue a Pole Position e Dovizioso garante dobradinha Ducati
A sessão de qualificação do GP Inglaterra de MotoGP iniciou-se com um atraso de horário de mais de 1 hora, por questões de segurança após as quedas de vários pilotos durante a FP4, em que Tito Rabat sofreu múltiplas fracturas na sua perna direita após ser abalroado pela moto de Franco Morbidelli.
A água depositada em determinados pontos do circuito inspirava insegurança e a organização decidiu esperar que a pista secasse e se tornasse menos perigosa.
Os 12 pilotos mais rápidos das anteriores sessões disputaram uma sessão de 15 minutos em condições de pista molhada e a tabela de tempos começou por ser liderada por Bradley Smith em KTM , mas outros pilotos foram subindo na tabela alternando a liderança da classificação.
Foi o caso Jack Miller durante alguns minutos, batido por Jorge Lorenzo a 6 minutos do final, e depois Cal Crutchlow 3 minutos depois, e Johann Zarco alguns segundos depois.
Mas no ultimo minuto da sessão, Andrea Dovizioso bate todos os seus rivais, sendo no entanto superado por Jorge Lorenzo que não deu tréguas e conseguiu ficar com a pole position para a largada da corrida de amanhã.
No final, as duas Ducati conquistaram uma saborosa dobradinha, seguidos por um inspirado Johann Zarco a completar a primeira linha da grelha.
Para a segunda linha classificaram-se Cal Crutchlow, Marc Marquez e Danilo Petrucci.
Valentino Rossi não conseguiu ser melhor do que 12º e Mavericks Viñales em 11º, o que constitui um mau resultado para a equipa oficial da Yamaha.
Interessante realçar que o 5º classificado Marc Marques ficou a praticamente 1 segundo do líder, o que constitui uma diferença assinalável.