MotoGP, Indonésia, Q2: Pole-position e recorde para Luca Marini, Oliveira 12º

Por a 14 Outubro 2023 05:05

Luca Marini (Mooney VR46) fez a sua primeira pole-position na categoria rainha no Grande Prémio da Indonésia de MotoGP. O italiano bateu Maverick Viñales por 31 milésimos e Aleix Espargaró por 154 milésimos, ambos em Aprilia. Miguel Oliveira parte de P12 para a corrida sprint, precisamente à frente do líder do mundial Pecco Bagnaia.

Marini surpreendeu todos ao alcançar a pole de MotoGP na Indonésia. Conseguiu ultrapassar as Aprilia no dia em que os aspirantes ao título não estiveram bem, mas Martín fica numa melhor posição para buscar a liderança.

Na Q2, o favorito era Aleix Espargaró, dadas as sessões anteriores, mas ‘Martinator’ estava diante de uma oportunidade de ouro. O espanhol da Pramac Ducati #89 seguia atrás de Quartararo, com Di Giannantonio na sua cola. Marc estava perto de Aleix. Bezzecchi caiu na curva 16 sem sequer ter marcado tempo. Caiu sobre a sua clavícula direita, a mesma operada no domingo passado, mas levantou-se rapidamente para apanhar a segunda moto. Viñales queria lutar com seu companheiro e ultrapassou-o, mas apenas por um momento, já que o experiente piloto de Granollers retomou a liderança rapidamente.

Martín também teve uma queda na curva 16. Tocou na área externa e não conseguiu manter a sua Desmosedici em pé, correndo para as boxes após a sua décima primeira queda do ano. Depois voltou com a segunda moto e com um pneu dianteiro duro. Na primeira curva, muito agressivo, teve um escorregão e perdeu várias décimas. Mas ficou em quarto lugar… até que muitos aceleraram ao máximo.

Marc Márquez voltou a colar-se atrás de Aleix… e caiu na curva 16, não conseguiu ‘segurar’ a moto. Logo atrás deles, vinha Marini, que completou a volta em segundo lugar depois de melhorar o tempo do piloto de Barcelona. Mas ainda havia muito a acontecer. Viñales permitiu-se ultrapassar Aleix na ‘batalha das Aprilias’. No entanto, Luca, colado em Aleix, conseguiu superar a dupla de Noale. Surpresa, já que ele havia perdido o Grande Prémio do Japão depois de fraturar a clavícula esquerda na Índia. Além disso, terá que passar pela ‘Volta Longa’ devido à penalização por esse incidente.

Márquez levantou-se e apanhou a bolei da moto de ‘Martinator’, que fez o possível, mas não foi suficiente para subir muito, terminando em sexto lugar, com Marc em oitavo. Jorge fazia gestos de negação, não se sentia confortável e a queda tirou-lhe confiança. Quartararo foi a outra ‘surpresa’, com um ótimo quarto lugar.

A pole position era de Marini e da sua Ducati GP22. Da Q1 para a primeira posição. Espetacular, superando as Aprilias. No entanto, uma boa oportunidade para Martín assumir a liderança.

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x