MotoGP, Iker Lecuona: “É uma oportunidade incrível regressar ao MotoGP”
Um Marc Márquez ainda em recuperação será substituído em Jerez por Iker Lecuona, da equipa Honda HRC no Mundial de Superbike. O jovem piloto de Valência regressa assim ao MotoGP ao lado de Joan Mir.
“Primeiro quero desejar ao Marc tudo de bom na sua recuperação, ele é a referência no MotoGP e acho que não só os fãs, mas também os pilotos sentem muito a falta dele. Para mim, claro, é uma oportunidade incrível regressar ao MotoGP e correr com a equipa dos meus sonhos. Além disso, fazê-lo na frente da torcida espanhola é algo muito especial.
Mas temos que ser realistas, será um fim de semana muito duro e exigente. Passei este ano e o ano passado totalmente focado no Mundial de SBK com a equipa HRC e agora preciso de me habituar a tudo o que é diferente no MotoGP, bem como aprender uma nova moto – a Honda RC213V. Não importa o que aconteça, farei o meu melhor e vamos ver qual é o resultado.”
2022 e 2023 viram Iker Lecuona a competir com o Team HRC no WorldSBK, com o jovem de 23 anos de Valência a lutar consistentemente pelos cinco primeiros na sua temporada de estreia. Isso incluiu um pódio na ronda holandesa em 2022, apenas o seu segundo fim de semana de competição com a Honda CBR1000RR-R.
A sua temporada de SBK de 2023 começou com uma série de dez primeiros em Phillip Island, com mais velocidade mostrada em Mandalika e Assen. Lecuona não é estranho à classe rainha, tendo competido em tempo integral de 2020 até o final de 2021. O seu melhor resultado foi um sexto lugar no Grande Prêmio da Áustria em 2021.