MotoGP: Honda e Marc Márquez acabam colaboração por mútuo acordo
É oficial. A Honda e Marc Marquez terminaram a sua colaboração antecipada por mútuo acordo, lê-se no comunicado oficial de hoje do HRC.
Toda a história, mesmo longa e de sucesso, tem um fim: como aquela entre Marc Márquez e a Honda. Numa declaração concisa, a Honda Racing Corporation (HRC) e Marc Márquez tornam pública a decisão – tomada de comum acordo – de rescindir o seu contrato de quatro anos no final da temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023 .
Com um ano ainda por cumprir no contrato de quatro anos entre o HRC e Marc Marquez, ambas as partes concordaram mutuamente, em terminar a sua colaboração no final da época do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023. Ambas as partes concordaram que era do seu interesse procurar outras vias no futuro para melhor atingir os seus respectivos objectivos e metas.
Isto põe fim a 11 anos de colaboração entre o #93 e a HRC, nos quais conseguiram seis Campeonatos do Mundo da categoria rainha, cinco Triplas Coroas, 59 vitórias, 101 pódios e 64 pole positions em conjunto.
Marquez conquistou a sua primeira vitória na categoria rainha a bordo da Honda RC213V no Grande Prémio das Américas em Austin, Texas, em 2013, tornando-se o mais jovem vencedor da categoria rainha e o mais jovem Campeão do Mundo da categoria rainha no final desse ano. Em 2014, defendeu o seu título e venceu as 10 primeiras corridas consecutivas do ano, conquistando também títulos em 2016, 2017, 2018 e 2019 como piloto da HRC com a equipa Repsol Honda.
Ambas as partes continuarão a dar todo o seu apoio para as restantes rondas da temporada de 2023 do Campeonato do Mundo de MotoGP.
A HRC deseja a Marc Marquez o melhor nos seus futuros empreendimentos.