MotoGP: Honda campeã entre os construtores
Com o segundo lugar de Marc Márquez no GP da Comunidade Valenciana a Honda garantiu a conquista do título entre os construtores, que tinha fugido o ano passado para a rival Yamaha. No ano em que a marca da insígnia da asa dourada comemorou o 50º aniversário da sua primeira participação no Mundial chegou o 22º título de construtores na classe rainha.
Esta conquista chega numa temporada onde inicialmente a Honda não tinha melhor moto, mas que com o desenrolar da época foi esbatendo as diferenças para a Yamaha e acabou mesmo por superar a máquina de Iwata. Para a história fica uma época onde em 18 Grandes Prémios a RC213V cruzou a linha de meta em primeiro lugar por nove vezes. Marc Márquez com cinco triunfos foi o piloto com mais vitória, sendo secundado por Cal Crutchlow que subiu ao lugar do pódio por duas ocasiões. Dani Pedrosa e Jack Miller são os restantes vencedores com motos da Honda em 2016.
Porém a história de sucesso não se faz apenas na classe rainha, pois nas restantes categorias do Mundial, algumas delas já extintas, a marca nipónica já alcançou o impressionante número de 43 ceptros mundiais.