MotoGP, Grã-Bretanha, Q2: Marco Bezzecchi na pole apesar da queda
Em condições muito difíceis devido ao mau tempo que está a assolar o circuito de Silverstone, Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) garantiu a sua primeira pole position após as férias de verão, à frente de Jack Miller (Red Bull KTM) e de Alex Márquez (Gresini Ducati).
Franco Morbidelli (Yamaha) e Augusto Fernández (GasGas) foram os pilotos que passaram do Q1 para a decisiva sessão do Q2 no molhado. No entanto, as condições na manhã de sábado estavam longe de serem ideais, com a temperatura do asfalto em torno de 15 graus e muita água na pista. Durante a qualificação, as condições até pareceram piorar.
O piloto da Red Bull KTM, Jack Miller, conhecido como especialista em chuva, estabeleceu o tempo alvo de 2:15.629 minutos e foi imediatamente mais rápido que o melhor tempo de Morbidelli no Q1. O líder do campeonato, Pecco Bagnaia, empatou em segundo em sua segunda volta rápida, mas ainda estava a 0,466s do benchmark de Miller – e então o piloto de fábrica da Ducati Bagnaia caiu na Curva 6.
E as coisas seguiram turbulentas: na volta seguinte, foi o piloto da Gresini Ducati, Alex Márquez, que conquistou o segundo lugar, mas depois escorregou na roda traseira na primeira curva e provocou a bandeira amarela seguinte.
À medida que os quatro minutos finais se aproximavam, Marco Bezzecchi substituiu Miller na liderança com 2: 15,359 minutos. Pior ainda para o seu companheiro de equipe Mooney VR46, Luca Marini, a próxima vítima de acidente na curva 1.
Na finalização, “Bez” também caiu com a sua GP22 na curva 16, mas ainda conseguiu a pole position. Jack Miller e Alex Marquez completaram a primeira linha. Embora Bagnaia tenha chegado tarde demais aos boxes da Ducati Lenovo após a sua queda para voltar aos tempos de perseguição, manteve o quarto lugar na grelha. “Foi uma queda pesada, mas estou bem”, disse o autor da pole position no Parque Fechado e explicou que a aquaplanagem foi a causa de sua queda tardia.
Alex Márquez falou ainda do facto das condições estarem inaceitáveis devido à sujidade e muita água na pista. “Não sei se foi uma Copa do Mundo ou um campeonato regional. Isto é inaceitável, nestes casos deve haver uma bandeira vermelha para limpar o talude. Houve também muito aquaplaning. As condições estavam no limite. Espero que possamos fazer o sprint à tarde.”
Segue-se a corrida Sprint (10 voltas) a partir das 15h00, hora de Portugal continental.
Resultados do MotoGP Q2, Silverstone
1. Bezzecchi, Ducati, 2:15.359 min
2. Miller, KTM, +0.270 seg
3. Alex Márquez, Ducati, +0.412
4. Bagnaia, Ducati, +0.736
5. Augusto Fernández, KTM, +0.742
6. Marini, Ducati , +0.793
7 Martin, Ducati, +0.913
8 Viñales, Aprilia, +0.953
9 Zarco, Ducati, +1.302
10 Binder, KTM, +1.318
11 Morbidelli, Yamaha, +1.526
12 Aleix Espargaró, Aprilia, +2.047
O oliveira nunca ha de passar da cêpa torta
Anda sempre nos 14 a 18…😁😁😁