MotoGP – GP de Valência: Marc Márquez aponta ao título
Terminou a terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, última prova da temporada e que vai decidir o título de Campeão do Mundo.
Numa sessão onde se decidi os dez primeiros que passam directamente para a Q2 e os restantes que são obrigados a realizar a Q1, a luta pelo top 10 teve apenas dois protagonistas, Jorge Lorenzo (Ducati) na primeira fase da sessão e depois Marc Márquez (Honda) que acabou por ser o mais rápido ao rodar em 1m30,255s, tendo realizado três saídas para a pista num total de 18 voltas e acabando por alcançar o melhor tempo já perto do final da sessão, enquanto o surpreendente Johann Zarco (Monster Yamaha Tech3) foi o segundo mais rápido a 0,246s de Márquez.
O terceiro melhor desta terceira sessão de treinos livres foi alcançado por Andrea Iannone (Suzuki) que realizou o mesmo tempo de Zarco e acabou a 0,246s, na frente de Jorge Lorenzo, que depois de ter liderado a tabela de tempos desta terceira sessão de treinos livres, acabou com o quarto tempo a 0,348s de Marc Márquez.
A fechar o top cinco ficou Alex Rins (Honda) que terminou a 0,591s do mais rápido da sessão.
Nota ainda para Valentino Rossi (Yamaha) que alcançou o 8º tempo desta sessão ao rodar em 1m31,037s, o que lhe valeu o 10º melhor tempo da tabela combinada das três sessões, o que lhe permitiu garantir assim a última vaga para passagem directa à Q2.
O piloto italiano que esteve durante grande parte da sessão fora dos dez primeiros acabou contudo já no final da sessão por conseguir evitar a passagem pela Q1.
Com passagem obrigatoria pela Q1, que apura os dois mais rápidos para a Q2, está Maverick Viñales (Yamaha), Cal Crutchlow (LCR Honda) e Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing), entre outros.
Os pilotos de MotoGP regressam à pista pelas 12h30, hora de Portugal continental, para a realização da quarta e última sessão de treinos livres.
Classificação da 3ª sessão de treinos livres