MotoGP: Gigi Dall’Igna (Ducati) fala sobre os desafios para 2025

Por a 21 Dezembro 2024 15:00

O diretor-geral da Ducati, Gigi Dall’Igna, revelou que o “verdadeiro problema” da Ducati para a temporada de MotoGP de 2025 é o facto de as marcas rivais estarem a apresentar “melhores pilotos” do que antes.

O fabricante italiano dominou a campanha de 2024, com os seus pilotos a vencerem 19 dos 20 grandes prémios e a Ducati a conquistar os títulos de construtores e de pilotos.

A representação da Ducati na grelha de 2025 foi reduzida de oito para seis motos em 2025, depois de a Pramac ter optado por assinar com a Yamaha na sequência da promoção de Marc Marquez à equipa de fábrica, ao mesmo tempo que terá apenas três GP25 de fábrica em vez de quatro.

Dall’Igna não vê a redução de motos como um problema para a Ducati, uma vez que outros fabricantes aumentaram o número de motos na grelha com pouco sucesso nos últimos anos. O que ele acha que vai prejudicar a Ducati em 2025 é o facto de pilotos fortes como o campeão do mundo de 2024, Jorge Martin, e Enea Bastianini terem assinado com rivais.

“Honestamente, falando, não nos preocupa ter menos motos. Mas o verdadeiro problema é que os outros construtores têm, penso eu, melhores pilotos, porque no passado vemos algumas motos; por exemplo, a Aprilia passou de duas para quatro motos e, de qualquer forma, os resultados foram mais ou menos os mesmos. Por isso, não creio que ter apenas seis motos, seis pilotos na grelha, seja o verdadeiro problema para nós. O verdadeiro problema é que Martin está a ir para outra empresa, e o mesmo acontece com o Enea. Penso que esta é a diferença entre 2024 e 2025.”

A Ducati tinha originalmente planeado promover Martin para a sua equipa de fábrica em 2025, antes do desafio de Marquez em aceitar uma moto de trabalho na Pramac forçar uma reviravolta. Apesar de Martin ter conquistado o título com a Pramac, Dall’Igna não manifesta arrependimentos sobre as decisões da Ducati para 2025.

“Quando tomei esta decisão, com certeza pensámos muito. Além disso, pensámos que o Martin podia ganhar o campeonato este ano. Portanto, isto é algo que avaliámos e tomámos a decisão. Por isso, não mudo a minha ideia de momento e estou convencido que temos a melhor solução possível para os pilotos da Ducati.”

Sobre a decisão de reduzir as Ducati GP25 de quatro para três em 2025, Dall’Igna disse:

“De um ponto de vista financeiro, esta é a melhor decisão.Com três motos é possível mudar as três para a próxima época, pelo que é simplesmente melhor do ponto de vista económico. E do ponto de vista técnico, não é uma vantagem real ter quatro motos de fábrica em vez de três.” Conclui Dall’Igna.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x