MotoGP, Gala de fim de ano consagrou os campeões de 2022
A gala de final de ano do MotoGP, denominada FIM MotoGP Awards, encerrou oficialmente a época de 2022, atribuindo os prémios a todos os campeões da época.
Os campeões das três categorias estiveram em principal destaque, com Francesco Bagnaia (Ducati) a receber o prémio da classe principal, Augusto Fernández (KTM) a vencer em Moto2 e Izan Guevara (GASGAS) a celebrar a conquista do título de Moto3.
Bagnaia recebeu o seu troféu depois de ser o primeiro piloto da Ducati a conquistar o título em 15 anos, recebendo também o prémio de piloto com melhor registo em qualificação. Fabio Quartararo (Yamaha) também subiu ao palco como vice-campeão, enquanto Enea Bastianini (Gresini) foi o terceiro classificado do campeonato, para além de ser o melhor piloto independente.
Para além de Bagnaia, Arón Canet (Flexbox HP 40) e Izan Guevara receberam os prémios nas restantes categorias relativos à qualificação.
Quanto aos rookies do ano, Marco Bezzecchi (VR46) foi quem recebeu o prémio na classe de MotoGP, enquanto Pedro Acosta (KTM) foi o melhor rookie em Moto2 e Diogo Moreira (MT Helmets – MSI) em Moto3.
A Ducati amealhou os títulos de equipas e de construtores, para além do de pilotos, com a Kalex a levar a melhor em Moto2 e a GASGAS em Moto3.