MotoGP: Frankie Carchedi impressionado com o desempenho de Aldeguer
O estreante espanhol no MotoGP, Fermin Aldeguer, assume um legado descomunal como sucessor de Marc Márquez na Gresini. Mas o experiente chefe de equipa do estreante Frankie Carchedi vê nele bons sinais.
Sem vacilar, Aldeguer completou quase 60 voltas na moto de Marc Márquez. Mesmo um deslize inofensivo na desconhecida Ducati não intimidou Aldeguer. Depois do primeiro dia de trabalho como piloto de MotoGP, Fermin Aldeguer foi mais do que convincente. O ritmo também foi bom: 1,7 segundos atrás do melhor tempo, Aldeguer deixou claramente para trás os outros estreantes Ai Ogura e Somkiat Chantra. Desde o início, Aldeguer foi tão rápido quanto o veterano e piloto de testes Michele Pirro no veículo de desenvolvimento de Bolonha.
Após o teste do Barcelona, o estreante espanhol recebeu aplausos sustentados da pessoa mais importante da temporada de 2025. Frankie Carchedi, que assumiu os cuidados de Aldeguer, relatou no podcast inglês “Crash.net” sobre uma extraordinária curva de aprendizagem.
“Acho que depois da segunda ou terceira volta o piloto se acostuma com a velocidade e isso é normal. Quando analisamos os dados pela primeira vez, a travagem era certamente a área onde havia maior potencial de melhoria.”
Visivelmente impressionado, o italiano acrescentou: “Foi muito surpreendente que depois de assistirmos juntos, ele já estivesse muito próximo dos melhores pilotos na sessão seguinte. Na verdade, foi muito assustador – talvez o tenhamos pressionado um pouco demais. Não se deve subestimar a mudança, leva tempo para se ajustar às dimensões e à ergonomia completamente diferente da moto.”
A declaração de Carchedi tem peso, porque o italiano é um dos grandes nomes da sua área. Como chefe de equipa, Frankie Carchedi apoiou o espanhol Joan Mir na sua surpreendente conquista do título com a Suzuki. Depois de passar para a Gresini Racing, o especialista ajudou Fabio Di Giannantonio. Quando o “Diggia” já parecia ter falhado, conseguiu inverter a curva de desempenho. Di Giannantonio permaneceu no jogo, encontrou uma posição na VR46 Racing e Carchedi ficou imediatamente disponível para o grande calibre Marc Márquez.
O resultado é conhecido. Márquez entregou e ajudou a levar Gresini da segunda fila para os holofotes do MotoGP. Com Fermin Aldeguer outro desafio aguarda o departamento de estreantes.