MotoGP: Franco Morbidelli está (realmente) em risco na Yamaha?
A Yamaha vive o terceiro ano em baixa de Franco Morbidelli, eclipsado por Fabio Quartararo. É por isso que outros pilotos de ponta despertam interesse, tal como Jorge Martin ou Marco Bezzecchi. Mas, trocariam eles ‘valores seguros’ como as suas Desmocedici Ducati pelo risco de conduzir uma M1?
As 11 equipas de MotoGP podem ver algumas mudanças surpreendentes na formação de pilotos para a temporada de 2024. Não estão previstas alterações para as equipas de fábrica da Ducati Lenovo (Bagnaia, Bastianini), Red Bull KTM (Miller, Binder) e Aprilia (Aleix Espargaró, Vinãles).
Mas na Monster Yamaha, o futuro de Franco Morbidelli é incerto até agora e corre no paddock o rumor de que a Yamaha está atenta a pilotos como Jorge Martin e Marco Bezzecchi. Jorge Martin pode substituir Morbidelli, pois pode deixar a Pramac-Ducati se receber uma oferta de uma equipa de fábrica. No entanto, em Le Mans, o vencedor do Sprint, Jorge Martin, anunciou que gostaria de ficar com a Pramac por mais uma temporada. Aparentemente, o atual pacote Yamaha M1 não o atrai muito, o que também deve valer para Bezzecchi.
Quando questionado sobre os rumores, o vencedor do Sprint de Le Mans, Jorge Martin, disse: “Todos os pilotos de topo têm contratos de dois anos. Ainda é cedo agora; Acho que estão a confundir alguma coisa.”
No entanto, o interesse da Yamaha por Martin e Bezzecchi não está confirmado, pois ainda faltam 15 Grandes Prémios a serem concluídos com Morbidelli… e muita água ainda pode correr na cascata do mercado. A equipa Repsol Honda tem contratos válidos com Marc Márquez e Joan Mir para 2024.