MotoGP: Francesco Bagnaia na Pramac via Ducati
Nas últimas semanas o rumor pairava no paddock do Mundial de MotoGP e hoje ficou tudo clarificado. Francesco Bagnaia, em 2019, fará a sua estreia na classe maior. Em 2019 e 2020 o piloto transalpino vai representar a Pramac Racing, depois de ter assinado um contrato direto com a Ducati, que empresta Bagnaia a uma das equipas que é sua satélite.
Trata-se de uma situação igual à de Jack Miller que este ano é reforço da Pramac. A chegada do piloto de Turim apresenta-se como uma resposta à praticamente certa saída de cena de Danilo Petrucci no final de 2018.
Francesco Bagnaia será, até ao momento, o segundo piloto proveniente da Academia de Valentino Rossi a chegar ao MotoGP, depois de este ano Franco Morbidelli ser o representante desse viveiro de pilotos. Enquanto não chega a hora de mudar-se de armas e bagagens para a classe rainha o piloto italiano vai competir pelo segundo ano consecutivo em Moto2, onde defende as cores da Sky VR46. Francesco será um dos principais nomes a ter em conta no campeonato, sendo que em 2017 foi o melhor estreante e fechou a época num positivo quinto lugar.
De recordar ainda que ‘Pecco’ já esteve aos comandos de um protótipo de MotoGP. Tudo aconteceu nos testes oficiais de Valência em 2016 quando no primeiro dia de acção teve a possibilidade de realizar algumas voltas aos comandos de uma das Ducati da então denominada Aspar Team, agora Ángel Nieto Team. Situação essa que surgiu como prémio pela excelente época feita em 2016, onde somou duas vitórias em Moto3 com a Mahindra Aspar Team.