MotoGP, Francesco Bagnaia: “Dedicação e ambição são o combustível mais poderoso que existe”
Após dois campeonatos mundiais consecutivos, Francesco ‘Pecco’ Bagnaia continua entre os favoritos ao título. No entanto, o italiano terá que estar atento aos novos adversários, em primeiro lugar a Marc Márquez.
Na apresentação da equipa Lenovo Ducati de MotoGP em Madonna di Campiglio, Pecco deu uma longa entrevista e disse logo de início: “Será uma temporada longa e exigente, mas estamos prontos para enfrentá-la com o mesmo espírito de sempre. Somos uma equipa muito unida e faremos o nosso melhor para tentar confirmar-nos mais uma vez como campeões.”
Impressão positiva no teste de Valência
“Valência é uma pista onde não se consegue fazer muita diferença, mas em alguns aspectos sentimos imediatamente diferenças positivas. Saí muito feliz. Dois dias antes eu tinha conquistado o título e tudo veio como consequência ”.
A concorrência em 2024
“O nível vai subir cada vez mais. O facto de haver oito Ducatis na pista é algo a nosso favor, mas também uma desvantagem em certas situações. Todas as outras equipas acham que deram um passo à frente. Espero algo mais da Honda e da Yamaha, a competição e os adversários, mesmo em casa, serão difíceis.”
A sombra de Marc Márquez
“Sei que sempre tem que haver polémica, é certo que falemos sobre isso, mas vamos ver quando a temporada começar. Penso que o equilíbrio permanecerá o mesmo e a diferença será que Márquez terá uma moto competitiva, tomará o lugar de quem esteve lá antes dele e penso que será competitivo desde logo. Como é normal.”
Diferenças entre a temporada passada e a de 2024
“A lição aprendida em 2023 é manter a calma em determinadas situações e trabalhar bem para assim obter resultados. Tenho essa consciência e é uma enorme vantagem. Sabemos perfeitamente que precisamos manter o foco, sem nos deixarmos levar pela agitação que não serve para nada, e trabalhar o máximo possível para nos prepararmos para as corridas. É o mais importante. Várias vezes no ano passado fiquei bastante atrasado, principalmente na primeira sessão e imediatamente muitos alarmes começaram a soar. Mas sempre estivemos preparados para enfrentar os GPs da melhor forma possível. A consciencialização do trabalho é fundamental .”
“2024 será uma temporada longa e exigente, mas estamos prontos para enfrentá-la com o mesmo espírito de sempre. Somos uma equipa muito unida e faremos o possível para tentar nos confirmarmos mais uma vez como campeões. Em 2023, tive menos acidentes com o dobro de corridas, mas cinco deles ocorreram em Grandes Prémios. Isso é algo que preciso de melhorar.”
“O maior erro que posso cometer é subestimar os meus adversários ou as situações. Este definitivamente não é o meu caso. A minha ambição é continuar a dar o melhor que posso em todos os momentos e alcançar os resultados que me propus no início da temporada. A dedicação e a ambição continuam certamente a ser o combustível mais poderoso que existe.”
Este será um ano desafiante também porque o mercado de pilotos está mais aberto do que nunca…
“Só Binder e Marini têm o futuro já decidido. A Ducati e eu estamos a conversar e a ambição de ambos é permanecer juntos.”