MotoGP, Francesco Bagnaia (1.º): “Quando tens mais cautelas, cometes mais erros”
Francesco Bagnaia está a dois pontos de sagrar campeão do mundo de MotoGP, podendo abordar o fim de semana de Valência com mais cautela. Contudo, essa abordagem causa dúvidas ao italiano, que prefere ter um fim de semana normal. Bagnaia comentou ainda o seu arranque e a luta com Bastianini pela vitória.
“Nunca fiz um arranque tão bom, foi incrível. Tinha falhado em todas as sessões, caí na FP3 e na Q2, não tinha a certeza sobre o arranque. De manhã, os arranques não foram muito bons, mas, nos testes de Barcelona, fizemos algo nas rotações que foi bom para nós. Antes, era difícil ter um bom arranque, patinava muito. Pratiquei cerca de 23 arranques no teste de Barcelona e todos os arranques a partir daí foram perfeitos. Hoje foi o melhor. A travagem foi arriscada, mas útil”, disse.
“Quando passei pelas duas primeiras curvas, estava mais calmo e pude começar a adaptar o meu ritmo. O Jorge à minha frente estava a puxar muito, o ritmo era demasiado para mim, acalmei e fui constante com o meu ritmo. O Jorge caiu, mas estava a fazer um bom trabalho. A parte mais difícil foi quando o Enea me ultrapassou. Sabia que o Fabio estava em terceiro e era importante ganhar o máximo de pontos possível para chegar a Valência com mais cuidado. Tentei ver o ritmo dele e quando vi que o meu era melhor, passei para a frente outra vez e travei tarde, para não permitir mais ultrapassagens. Foi difícil, mas foi um dos melhores momentos da época”, referiu.
“O meu ponto forte hoje é que estava a travar muito a fundo. Estava a perder nas curvas longas, mas a minha travagem era muito forte e a última parte da corrida foi o que me permitiu ganhar”, declarou.
“Vai ser uma situação diferente. São 23 pontos, faltam dois. Teria de terminar em 14.º se ele ganhasse. É fácil dizer agora, mas vai ser muito duro. Quando tens mais cautelas, cometes mais erros, tens mais distrações, vou tentar fazer um fim de semana normal como este, com menos quedas, e ser esperto. Trabalhar bem para estar na frente, e, se tiver a possibilidade de ganhar, vou tentar ganhar outra vez”, concluiu.