MotoGP França Q2: Marc Marquez consegue a sua 55ª pole position
A última sessão de qualificação, reservada aos 12 mais rápidos pilotos das anteriores sessões de treinos, iniciou-se com piso bastante húmido, apesar de alguns pilotos como Rossi e Viñales terem saído equipados com pneus slicks.
Mas a chuva intensificou-se logo de seguida e estes pilotos vieram imediatamente trocar de moto para poderem dispor de pneus de chuva.
Marc Marquez foi o primeiro líder da tabela de tempos, impondo desde logo um ritmo rápido que aliás o levou a sofrer uma queda logo de seguida.
De regresso à pista Marc Marquez pôde comprovar que a pista estava agora mais molhada e lenta pelo que na tabela de tempos, os melhores foram os conseguidos nas voltas iniciais do inicio da sessão.
Algumas quedas como a de Pol Espargaro e Jack Miller e Nakagami, comprovavam a baixa aderência do asfalto e os tempos continuavam a não baixar no topo da tabela, onde Marc Marquez liderava ainda.
Mas nos derradeiros minutos da sessão, Valentino Rossi mostrava que a pista estava a recuperar aderência com várias voltas a apresentarem melhorias sucessivas, até chegar ao 5º lugar da classificação o que lhe dará a possibilidade de partir da 2ª linha da grelha na corrida.
No final da sessão a pole position ficou na posse de Marc Marquez, seguido de Danilo Petrucci e Jack Miller, ambos em Ducati.
Foi a 3ª pole de Marquez nesta temporada 2019 e a 55ª da sua carreira na categoria rainha, igualando assim Valentino Rossi, mas ainda não chegando às 58 poles do australiano Mick Doohan nos anos 90.
A corrida de amanhã no circuito Bugatti em LeMans terá inicio às 13.00 (hora de Lisboa)