MotoGP: Foi justo a Direção de Corrida não punir Jorge Martin?

Por a 19 Agosto 2023 16:31

Jorge Martin foi protagonista de dois contatos durante a curta prova de Sprint, porém terminou no pódio sem penalizações: o sentido da corrida ficou menos severo?

Para o bem ou para o mal, o #89 foi um dos grandes protagonistas do Sprint do Grande Prémio da Áustria no Red Bull Ring. O espanhol da equipa Prima Pramac Ducati terminou no terceiro lugar sob a bandeira axadrezada atrás de Francesco Bagnaia e Brad Binder, mas os olhos estavam postos nele devido aos dois contactos ocorridos nas fases iniciais da corrida, que pareceram ir dar numa penalização que nunca chegou .

O episódio mais importante foi claramente o ocorrido à entrada da primeira curva após a largada, em que tentando recuperar o máximo de posições da quarta fila, Jorge entrou por dentro e tocou em Fabio Quartararo que então levou à queda de vários pilotos, incluindo Bezzecchi, Bastianini e Oliveira. No entanto, tudo foi julgado como um simples contato de corrida e nenhuma ação foi tomada.

Algumas voltas depois, à entrada da chicane da curva 2, Martin tentou uma entrada sobre Luca Marini que, tentando resistir por fora, caiu após um contacto do espanhol. Também neste segundo caso, optou-se por não punir o piloto da Pramac, desta vez de forma decididamente mais compreensível dada a dinâmica.

Considerando, no entanto, que por um contacto um tanto semelhante entre Fabio Quartararo e Lorenzo Savadori, o francês foi punido com uma penalização de volta longa , questiona-se que método a Direcção de Corrida utiliza para julgar os vários episódios, tendo em conta que mais uma vez as decisões tomadas são decididamente difíceis de entender. Que critérios são tomados, afinal… Haverá dois pesos e duas medidas para casos semelhantes?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x