MotoGP, Fechado, ’Marc Márquez vai correr com uma Ducati em 2024’
O jornal espanhol ‘As’ assegura que “na fábrica italiana todos têm claro que no próximo ano terão Marc Márquez no seu plantel de pilotos” com um contrato de MotoGP com a Gresini Racing, opção que, segundo o referido meio de comunicação, está “fechada”.
Marc Márquez avisou que “entre a Índia e o Japão” resolveria o seu futuro , subtraindo mais um ano ao seu contrato com a Repsol Honda e fazendo até três planos neste sentido. Um plano A, um plano B e outro C que, à medida que avança , será finalmente resolvido com a contratação de Gresini para a próxima temporada. Marc Márquez já tinha o ‘sim’ da Ducati , e o piloto de Cervera também teria dado o ‘sim, eu quero’ aos italianos.
“Para nós, se o Marc vier para a Ducati, ótimo, porque todos sabem o quanto gostamos do Marc, mas é uma decisão, repito, para Marc e Gresini, não para a Ducati”, disse Davide Tardozzi, ‘Team Manager’ dias atrás. Uma mudança de discurso que deixou claro que equipas independentes, como a Gresini, poderiam escolher os seus próprios pilotos para o MotoGP .
Agora, o jornal ‘As’, numa reportagem assinada pela jornalista Mila Chércoles , assegura que “na fábrica italiana estão claros que no próximo ano terão Marc (Márquez) no seu elenco de pilotos” , embora com contrato com a Gresini Racing do MotoGP e não direto com a fábrica. Uma opção que, segundo o referido jornal, está “fechada”.
Dessa forma, o mais velho dos irmãos Márquez estaria al lado do irmão Álex na box da Gresini em 2024. Resta saber, agora, como o oito vezes campeão mundial se separaria da Repsol Honda. Se será finalmente definitivo ou se, pelo contrário, colocará em prática uma transferência nunca antes vista no MotoGP. O HRC poderia transferir o seu piloto para a Gresini Racing sem penalização, em troca de ter a opção de Marc regressar às suas fileiras em 2025. Para ter o piloto espanhol de volta, a Honda seria obrigada a ter mais uma vez uma moto competitiva, não como a protótipo que Marc Márquez pilotou esta temporada.
Este fim de semana, segundo palavras do próprio Marc Márquez , tudo deverá estar resolvido. Entre as muitas franjas a serem cortadas numa operação desta magnitude, está a que está relacionada com a relação contratual de Márquez com a Honda , equipa com a qual fatura 12 milhões de euros por temporada; um contrato suculento ao alcance de muito poucos.
Lorenzo também confirma Marc Márquez na Gresini
Jorge Lorenzo, o pentacampeão mundial que vive uma aposentadoria de ouro do motociclismo é é atualmente comentador do MotoGP na DAZN, também acredita que o contrato de Marc Márquez com a Gresini está preto no branco. “A coisa entre o Marc Márquez e a Gresini está feita”. O insular explicou as razões para ver o catalão na equipa satélite da Ducati. “Acho que o Marc não se importa muito com dinheiro. Ele só se preocupa em ser competitivo novamente em 2024 e depois estar completamente aberto para escolher entre as muitas opções competitivas que terá para 2025”, disse.