MotoGP: Fabricantes contestam adaptador de altura da Ducati
Os cinco fabricantes adversários não estão satisfeitos com o novo “Front Ride Height Adjuster” da Ducati. Acontece que o dispositivo é legal, e ninguém pode proibi-lo.
Desde o teste de Sepang de 5 e 6 de fevereiro, voltou a haver uma discussão acalorada na Associação de Fabricantes de Motos (MSMA). Isto porque a Ducati apareceu pela primeira vez na Desmosedici de 2022 com um “Front Ride Height Adjuster”, com o qual os concorrentes Honda, Yamaha, Suzuki, KTM e Aprilia não estão satisfeitos .
“Nenhum fabricante está entusiasmado em investir nesta tecnologia da idade da pedra”, explicou o engenheiro Sebastian Risse, Director Técnico de MotoGP da KTM.
O novo dispositivo cumpre as regras porque a forquilha é abaixada manualmente ao acelerar. As fábricas rivais querem persuadir a Ducati de usar esse sistema nas corridas, porque todos teriam que copiá-lo como o “dispositivo Holeshot”, o “Ajustador de altura traseiro” e o spoiler da roda traseira. Todos esses sistemas foram inventados pela Ducati e depois imitados pelas outras equipas.
O CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, disse há duas semanas em entrevista à Speedweek: “Não queremos mais velocidade ou custos mais altos”. É por isso que o tema também será discutido na Comissão de Grandes Prémios – e talvez ‘enterrado’ por unanimidade, para que haja paz novamente na MSMA.
Danny Aldrigde, o Diretor Técnico nas corridas de MotoGP, ainda não conhece a sutileza técnica do novo dispositivo na GP22. “Não importa se tens um ajustador de altura para trás ou para a frente, o centro de gravidade é sempre mais baixo”, disse.
Stefan Bradl, piloto de testes da Honda, “Isso significa que a moto pressiona melhor contra o solo. Um dispositivo de altura traseira é definitivamente melhor contra cavalinhos. Presumo que isso também se aplique ao ‘Dispositivo Frontal’. Acho que o dispositivo frontal é mais para as partidas. É útil para que haja ainda menos inclinação do wheelie. Quando o centro de gravidade está mais baixo, é mais fácil avançar ao acelerar.”
“Definitivamente, assumo que o sistema Ducati para o garfo funciona de maneira semelhante a um ‘ajustador de altura’ para a traseira. Mas até agora a Ducati não me mostrou nada, mas também não são obrigados até o GP do Qatar em março”, conclui Aldrigde.