MotoGP, Fabio Quartararo tornou-se o novo rei do Sachsenring
Pela primeira vez desde 2012, o MotoGP chegava ao Grande Prémio da Alemanha sem Marc Márquez. O piloto da Honda tinha sido o vencedor da prova nas suas últimas oito visitas ao circuito, mas a sua decisão de se submeter a uma quarta cirurgia ao ombro direito fazia com que um novo nome tivesse de surgir.
Uma temperatura bastante quente fez-se sentir durante todo o fim de semana, e, apesar de fazer um grande tempo na qualificação para ficar com a pole, Francesco Bagnaia (Ducati) foi o primeiro a ceder na corrida. O homem da pole caiu na terceira volta, negando-nos mais uma potencial luta com Fabio Quartararo, com o homem da Yamaha a passar para a liderança, fugindo com a vitória e tornando-se o novo rei do Sachsenring.
Johann Zarco (Pramac) alcançou o segundo pódio consecutivo, juntando-se ao seu compatriota nos três primeiros, com Jack Miller (Ducati), que completou uma long lap, a completar o terceiro top-3 da época. Miller acabou por ter a vida mais facilitada por um problema mecânico que afetou Maverick Viñales, que estava à procura do seu primeiro pódio pela Aprilia.
O outro piloto da Aprilia, Aleix Espargaró, tentava redimir-se do erro de Barcelona, mas ficou-se pelo quarto lugar, com Luca Marini (VR46) a completar o top-5. Já a Honda teve um dia para esquecer, com três dos seus pilotos a não verem a bandeira de xadrez e o quarto a terminar em 16.º, representando a primeira vez em 40 anos que não conseguiram um único ponto para o campeonato.