MotoGP, Fabio Quartararo: “Será difícil mas não impossível perseguir o título”
A Yamaha sofreu um duro revés na corrida de Phillip Island de MotoGP no domingo passado. Fabio Quartararo converteu a sua vantagem de dois pontos num déficit de 14 pontos após uma queda. Agora ‘El Diablo’ converteu-se no ‘caçador’ do líder.
Fabio Quartararo assumiu a liderança geral do MotoGP com a vitória no GP de Portugal em abril. Na sequência disso conquistou mais duas vitórias antes das férias de verão e aumentou a vantagem sobre Pecco Bagnaia para 91 pontos. Mas com a corrida em Assen, a liderança diminuiu cada vez mais. O francês está agora 14 pontos atrás do piloto da Ducati Pecco Bagnaia após uma corrida desastrosa no GP da Austrália, quando um erro o atirou para o final do pelotão e na recuperação caiu e foi obrigado a abandonar.
Quartararo ainda tem os dois Grandes Prémios da Malásia e Valência para ficar à frente do italiano, mas não será uma tarefa fácil. Pecco já venceu seis corridas este ano, a sua Desmosedici é superior e conta com o apoio de/até sete colegas da marca Ducati.
O piloto de 23 anos reconhece os problemas que se atravessam no seu caminho mas continua altamente motivado. “Depois de um final decepcionante no GP da Austrália, temos uma tarefa difícil, mas não impossível pela frente. Temos que fechar uma diferença de 14 pontos com duas corridas restantes. Em Sepang, faremos tudo para recuperar alguns pontos”, disse o Campeão do Mundo do ano passado.
“Fiquei muito feliz com o meu ritmo no início do ano, quando testamos em Sepang. Veremos onde estamos agora. Como disse após a corrida de Phillip Island, quero concentrar-me em voltar a pilotar, enfatizou Quartararo antes do GP de Sepang na quarta-feira. “Em termos gerais, acho que ainda sou o mais rápido.”
O Grande Prémio de Sepang está fora do calendário de MotoGP desde 2019, antes da pademia. Esse é um problema não só para o francês de 23 anos como para todos os outros. Fabio Quartararo só correu com uma moto de MotoGP no Circuito Internacional de Sepang na sua temporada de estreia, quando terminou em sétimo com a Petronas-Yamaha. Nesse ano de 2019, Pecco Bagnaia concluiu a prova malaia no décimo segundo lugar, tendo sido o vencedor Maverick Viñales então com a Yamaha de fábrica.
O programa do Grande Prémio da Malásia de MotoGP começa a partir das 9h00 locais de quinta-feira (2h00 em Portugal continental) com o Treino Livre 1.