MotoGP, Fabio Quartararo e Marc Márquez: “O limite foi atingido”
Em 2024, o calendário do Campeonato do Mundo de MotoGP contará pela primeira vez com 22 corridas, além de 22 sprints no novo formato. Os ex-campeões mundiais Fabio Quartararo e Marc Márquez criticam o desenvolvimento.
Fabio Quartararo tem uma opinião clara sobre o novo calendário: “Na minha opinião, estamos claramente no limite”, alerta Fabio Quartararo. “O problema é que não são apenas 22 corridas, são também 22 sprints. Do ponto de vista mental e físico, o fim de semana é completamente diferente. Podem ver quantas lesões houve este ano”, continuou o francês de 24 anos.
“A partir de sexta-feira de manhã temos que estar no nosso limite. No ano passado conseguiamos aproximar-nos do TL1 com ainda mais facilidade, depois era caçar tempos no TL2 e realmente esforçávamo-nos ao máximo no TL3. Com o processo que temos agora, estamos no limite o tempo todo. Esse é o problema para mim. Mas é claro que mais de 22 Grandes Prémios não são possíveis na minha opinião. Do ponto de vista físico é completamente diferente da Fórmula 1.”
Marc Márquez concorda com a opinião do piloto francês. “É verdade que somos pagos para isso, mas também é verdade que não são 22, mas 44 corridas. São 44 largadas e a corrida sprint não percorre toda a distância, mas ainda assim é uma corrida de verdade. Se olharmos quantas lesões tivemos este ano – e muitas lesões aconteceram nas primeiras voltas do sprint ou na corrida principal. Porque são nesses momentos que arriscamos mais e pressionamos mais.”
“22 fins de semana de corrida é muito. Com esse novo cronograma são demais, é verdade que do lado físico é bastante exigente. Quando se está cansado, a concentração diminui, e quando a concentração diminui é mais provável que se cometa um erro e caia. Teremos que administrar bem todas essas coisas.”
O calendário do MotoGP 2024
10 de março: Circuito Losail*/Qatar
24 de março: Portimão***/Portugal
7 de abril: Termas de Río Hondo/Argentina
14 de abril: Circuito das Américas/EUA
28 de abril: Jerez/Espanha
12 de maio: Le Mans/França
26 de maio: Catalunha/Espanha
2 de junho: Mugello/Itália
16 de junho: Circuito Sokol**/Cazaquistão
30 de junho: Assen/Holanda
7 de julho: Sachsenring/Alemanha
4 de agosto: Silverstone/GB
18 de agosto: Red Bull Ring/Áustria
1 de setembro: MotorLand Aragón/Espanha
8 de setembro: Misano/Itália
22 de setembro: Circuito Internacional de Buddh***/Índia
29 de setembro: Mandalika/Indonésia
6 de outubro: Motegi/Japão
20 de outubro: Phillip Island/Austrália
27 de outubro: Buriram/Tailândia
3 de novembro: Sepang/Malásia
17 de novembro: Valência/Espanha
* = corrida noturna com iluminação
** = pista ainda não homologada, contrato não definido
*** = dependente de novo contrato