MotoGP, Fabio Quartararo (8º.): “É apenas sexta-feira, amanhã a Ducati certamente dará um bom passo”
Fabio Quartararo ganhou mais de dois segundos no segundo treino livre de MotoGP da tarde , subindo na classificação de 18º para 8º.Melhoria essa que permitiu ao francês saltar diretamente para o Q2 no sábado.
Quartararo fez apenas 9 voltas da parte da manhã e o motivo foi um problema com a caixa de velocidades da sua moto. “Foi muito difícil pela manhã, só fiz nove voltas e mal consegui aprender o circuito. Em poucas passagens o layout é realmente difícil de aprender. Para ser sincero, foi muito difícil chegar ao Q2, mas conseguimos. Tive duas vezes o mesmo problema com a caixa de velocidades. Testamos esta transmissão há três corridas e estava tudo bem. Mas agora destruímos duas caixas de velocidades em dez voltas e voltámos à versão antiga. A nova caixa de velocidades traz uma vantagem em termos de peso, mas não e um factor relevante em termos de desempenho.” Em relação ao traçado do cricuito “El Diablo” disse: “A curva 1 é difícil, trata-se de uma boa referência no ponto de travagem. Nas curvas 5 e 6 você temos que ser muito precisos ao mudar de direção. Nas curvas 8 e 9 temos que encontrar uma boa linha porque a curva é muito longa no final. A curva 12 também é difícil porque não se consegue ver a curva. Foi difícil para mim encontrar a referência de travagem. Costumo pilotar um pouco de ouvido, mas infelizmente só fizemos algumas voltas. Então, estou muito feliz com o resultado de qualquer maneira.”
Sobre o desempenho da Yamaha, Quartararo sorriu e disse: “Esperem para ver – é apenas sexta-feira. Amanhã a Ducati certamente dará um bom passo, eles terão aprendido com os seus próprios dados. Temos que ser inteligentes com a pressão dos pneus e a escolha do pneu dianteiro.”