MotoGP: Estará a RNF em crise? Razali diz que não

Por a 23 Novembro 2023 20:08

Desde o verão de 2023, persistem rumores de que a equipa CryptoDATA RNF Aprilia está em dificuldades financeiras. Fala-se de pagamentos de salários pendentes. Em julho passado, o Grupo Pierer Mobility, ainda tinha então esperanças de poder assumir a equipa e as duas vagas para 2024 para a KTM. Os interessados ​​também batem agora à porta da Dorna, que teria de concordar com uma possível mudança de propriedade.

A CryptoDATA certamente esperava mais desta temporada, empresa que detém a participação maioritária de 60% na RNF, sendo voz corrente no paddock que alguns pagamentos da Roménia estão a chegar atrasados. “Às vezes, é um processo normal adiar certos pagamentos ao administrar uma equipa. Mesmo quando eu dirigia a equipa Petronas, em algumas ocasiões pagamos com um pouco de atraso. Não tenho certeza se existem outros problemas além desse. Até agora tudo está a corre como planeado”, assegura o dono da RNF, Razlan Razali.

O facto é que os dois pilotos da equipa estão irremediavelmente atrás no Campeonato do Mundo de Pilotos. Raúl Fernández criticou veementemente a Aprilia em Sepang há dez dias. “Pneus novos são os únicos componentes novos que recebemos para as nossas motos”, queixou-se o vice-campeão mundial de Moto2 de 2021. “E desconfio que as nossas motos têm muitos quilómetros em cima delas.”

No sábado, foi a vez do cinco vezes vencedor de MotoGP Miguel Oliveira causar uma queda na corrida Sprint, que também atirou ao solo Aleix Espargaró e Enea Bastianini e deixa o português afastado das pistas devido a uma omoplata partida. O facto é que as coisas vão de mal a pior na equipa satélite da Aprilia…

“A temporada começou bem, mas muitas vezes tivemos azar. As pessoas esquecem que este é o nosso primeiro ano com a Aprilia. Ao mesmo tempo, a Aprilia dirige pela primeira vez uma equipa satélite de MotoGP e isso significa que é tudo um território novo para nós”, diz Razali. “Temos que ganhar experiência com a RS-GP22, temos que nos habituar a trabalhar com a Aprilia. Sabemos que a Aprilia do ano passado não funcionou completamente sem problemas e também temos uma combinação de problemas com a equipa, com a Aprilia e com os pilotos. Se olharmos para os nossos tempos por volta, somos muito mais rápidos do que os pilotos de fábrica com esta moto em 2022. Portanto, as coisas só podem melhorar no próximo ano, na nossa segunda temporada com a Aprilia.”

Há quase um ano, os responsáveis da CryptoDATA estavam muito confiantes na apresentação da equipa em novembro de 2022 em Valência, tendo-se na altura falado em lugares no pódio. Está desapontado? “Sim, estávamos à espera de pelo menos um pódio. Ainda temos um Grande Prémio pela frente, mas como disse, tivemos uma combinação de azar e lesões, e também não estamos isentos de erros. Quando falo em azar com a moto, penso na falha do motor do Miguel em Buriram. O Raúl teve problemas com a síndrome da “bomba de braço” e com o calor gerado na moto. Mas já disse à equipa em Sepang: temos de aprender as lições de todos estes contratempos. Então, no futuro, poderemos juntar todas as nossas experiências e ter um fim de semana quase perfeito em algum momento.” Conclui Razali.

Desde 2021 em queda livre e um futuro incerto

A equipa de MotoGP de Razlan Razali teve anos turbulentos. Durante três anos o malaio geriu a equipa satélite Petronas Yamaha com Fabio Quartararo e Franco Morbidelli. O Circuito de Sepang era dono da seleção da Malásia, já que tanto a Petronas quanto o circuit são estatais. Razali foi contratado como CEO do Circuito de F1 de Sepang antes de se tornar chefe da equipa.

Em agosto de 2021 descobriu-se que a Petronas não renovaria o contrato. Razali assumiu ele próprio a equipa de MotoGP, baptizou-a RNF (as primeiras letras dos seus três filhos) e encontrou a empresa italiana de energia WithU como o novo patrocinador principal, numa altura em que Andrea Dovizioso ainda fazia parte da equipa. A WithU saiu após um ano, apesar de um contrato de três anos; a guerra na Ucrânia levou a empresa de energia a uma crise existencial.

A fase turbulenta continuou, mas em Setembro de 2022, um novo financiador da indústria foi encontrado no espaço de uma semana, a CryptoDATA da Roménia, através da mediação da Dorna. A empresa chegou a ser acionista maioritária de 60 por cento da RNF, o fundador da equipa, Razali, permaneceu como chefe da equipa e apareceria em 2023 com Miguel Oliveira e Rául Fernández. Como a Yamaha não ofereceu um contrato de dois anos, a RNF mudou para a Aprilia por dois anos. Portanto, essa ligação com o construtor de Noale pode terminar no final de 2024. O que acontecerá a seguir é uma incógnita, tanto para Razali, como para toda a equipa e para os seus dois pilotos. Mas não deixa de ser curioso que será em 2025 que o Grupo Pierer espera ter uma terceira equipa no MotoGP. Curioso não?

1.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x