MotoGP, Estados Unidos, Q1: Zarco e Bezzecchi na Q2, Oliveira parte de 15.º
Johann Zarco (Pramac) e Marco Bezzecchi (VR46) foram os pilotos mais rápidos da primeira fase de qualificação do Grande Prémio das Américas de MotoGP. Os dois pilotos da Ducati, segundo e primeiro classificados na Argentina na última ronda, respetivamente, fizeram valer o favoritismo na Q1, com Zarco a rodar em 2:02.387 minutos, deixando Bezzecchi a 136 milésimos.
Joan Mir ainda tentou quebrar o previsível domínio da Ducati nesta sessão, tendo chegado a estar no segundo lugar, obrigando Zarco a puxar dos galões na última volta. Mas o francês fez isso mesmo, passando para a frente da tabela de tempos, com Mir a ficar a mais de dois décimos de Bezzecchi. Franco Morbidelli (Yamaha) terminou em quarto, a 563 milésimos de Zarco, partindo do 14.º lugar amanhã.
Quanto a Miguel Oliveira, o português ficou-se pelo quinto lugar nesta sessão, saindo do 15.º posto para as duas corridas do fim de semana. O luso chegou a estar por momentos no segundo lugar na primeira saída, antes de ser empurrado para o quarto posto por Zarco e Morbidelli quando voltava para as boxes. Quando regressou, o luso viu-se impedido de melhorar na sua última volta, devido à queda do colega de equipa Raúl Fernández quando Oliveira passava por aquela zona. A sua melhor volta fixou-se em 2:03.065, a 678 milésimos de Zarco.
Fabio Di Giannantonio vai partir do 16.º lugar, à frente de Takaaki Nakagami, Michele Pirro, Raúl Fernández e Augusto Fernández, com Stefan Bradl e Jonas Folger a fecharem a grelha.