MotoGP, Espanha, Q1: Bagnaia e Binder na Q2, Bezzecchi e Quartararo de fora
Francesco Bagnaia (Ducati) e Brad Binder (KTM) foram os dois pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio de Espanha de MotoGP. O campeão do mundo fez a melhor volta da sessão, em 1:36.493 minutos, batendo o sul-africano por 48 milésimos. Este resultado deixa pilotos como Marco Bezzecchi e Fabio Quartararo de fora da fase decisiva da qualificação.
No final da primeira sequência de voltas, Bezzecchi e Quartararo ocupavam os dois primeiros lugares, com o italiano a marcar o melhor tempo (1:36.886 minutos), com Quartararo a 230 milésimos. Binder estava em terceiro, a apenas 57 milésimos do piloto da Yamaha, com Franco Morbidelli em quarto e Bagnaia em quinto, a um décimo do apuramento.
No final das voltas decisivas, Bagnaia e Binder passaram a posições de apuramento, com Bezzecchi a ficar a apenas 37 milésimos de Brad Binder, falhando assim a Q2. Franco Morbidelli e Fabio Di Giannantonio qualificaram-se ambos à frente de Quartararo, que bateu Raúl Fernández, Álex Rins, Stefan Bradl, Joan Mir, Augusto Fernández, Jonas Folger e Iker Lecuona, lembrando que Enea Bastianini já desistiu do Grande Prémio de Espanha.
A Q2 tem início agendado para as 10h15.