MotoGP, Equipa a equipa: os detalhes do último dia de shakedown em Sepang

Por a 7 Fevereiro 2023 12:04

Terminou hoje o último dos três dias de shakedown de MotoGP na Malásia, com a chuva a não aparecer e a permitir às equipas testarem com mais liberdade. No final, foi Michele Pirro, da Ducati, que estabeleceu o tempo mais rápido. Aqui fica um resumo do que foi testado.

Na Ducati, Pirro – que rodou em 1:59.803 – voltou a fazer a maior parte do seu trabalho com o pacote aerodinâmico atualizado que estão a testar para 2023. Há que registar que a Ducati atualizou as suas carenagens laterais desde o teste de Valência, são maiores e têm mais detalhe. O pontão lateral e as asas são as mesmas que foram vistas em Valência.

Na Yamaha, se Cal Crutchlow tinha testado sozinho no domingo e na segunda-feira, hoje já teve a companhia de Katsuyuki Nakasuga no último dia de shakedown. O britânico e o japonês testaram ambos a nova carenagem da frente – que já tinha sido vista em Valência – para além do para-lamas. Fabio Quartararo marcou presença e observou o que Crutchlow e Nakasuga estavam a fazer, tendo provavelmente reparado que Crutchlow atingiu 335 km/h em reta – mais cinco do que Quartararo registou no Grande Prémio do ano passado e mais oito do que a Yamaha no teste de Sepang de 2022. Sinais positivos em relação ao motor de 2023.

Na KTM, Dani Pedrosa passou a maior parte do dia ocupado com o pacote aerodinâmico novo. A forma da carenagem da frente alterou ligeiramente, com as pontas a não serem tão afiadas, enquanto as asas sofreram um ligeiro ajuste. As asas dos pontões laterais receberam o mesmo tratamento. A maior mudança que se pode ver é que as carenagens laterais aumentaram de tamanho. Augusto Fernández teve três dias de shakedown positivos, sendo quarto classificado no último dia, com o seu melhor tempo a ser 2:00.482. O campeão de Moto2 vai voltar à pista na sexta-feira para o teste oficial, juntamente com os seus rivais de 2023.

Na Aprilia, Lorenzo Savadori voltou a testar o novo pacote aerodinâmico no último dia, com o italiano a rodar com mais do que uma RS-GP. Savadori, como o team manager Paolo Bonora explicou ontem, também esteve ocupado a preparar as motos para Aleix Espargaró (também presente na pista) e Maverick Viñales antes do teste oficial.

Na Honda, Stefan Bradl teve um dia preenchido, a comparar diferentes pacotes aerodinâmicos da HRC, com o último a ser algo que foi visto no teste privado de Jerez. O alemão também passou algum tempo a comparar motos com e sem asas especiais na traseira.

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x