MotoGP: O ensaio final

Por a 28 Fevereiro 2018 10:39

É já amanhã que arrancam, no circuito de Losail (Qatar), os derradeiros testes oficiais de pré-temporada, prolongam-se até sábado, depois de passagens por Valência, Sepang e o estreante circuito de Buriram (Tailândia). Ao contrário dos anteriores ensaios os trabalhos na pista qatari vão decorrer, a partir de determinada fase do dia, de noite e naturalmente debaixo do potente sistema de iluminação artificial, que já é uma das imagens de marca do circuito aquando da visita do MotoGP.

De referir que os testes decorrem na pista que dentro de pouco mais de 15 dias irá dar o pontapé de saída para a nova época e ficarão marcados por um episódio insólito. Falamos do teste à chuva que os pilotos farão no terceiro e último dia de trabalho durante a última hora da sessão.

A pista será molhada para que assim os pilotos tenham a oportunidade de avaliar como é rodar com o asfalto molhado e debaixo de iluminação artificial. Uma medida de salvaguarda para a eventualidade de chover durante o GP do Qatar e não surgir o caos como sucedeu o ano passado, onde o programa do Grande Prémio foi fortemente afectado, pela chuva, levando mesmo à não realização das qualificações.

Em termos de desempenho existe a expectativa para ver como é que as diferentes forças vão-se exibir e se esconderão o jogo, agora que estamos muito perto do início da temporada de 2018.

Veremos se a Honda continua a estar um nível acima da concorrência, como tem vindo a demonstrar até aqui, ou se por outro lado a Ducati exibe a sua tradicional boa forma na pista qatari, o seu desenho adapta-se às características da Desmosedici, depois de ter estado um pouco mais discreta nos ensaios de Buriram, uma pista que era nova para todos.

Já a Yamaha espera apresentar progressos, numa fase em que parece tardar ver a luz ao fundo do túnel em relação aos problemas que já apoquentam a estrutura de Iwata desde o meio da última época. No campo da Suzuki espera-se continuar a dar bons sinais e que a GSX-RR versão 2018 é mesmo bem nascida, enquanto que a Aprilia e a KTM vão continuar o seu trabalho de desenvolvimento, mas em princípio sempre na sombra dos outros construtores presentes.

Fora da esfera das formações oficiais, curiosidade também para ver aquilo que os pilotos das equipas satélite vão fazer. Aqui e ali existem sempre boas surpresas, como por exemplo tem vindo a ser Jack Miller, e a confirmação de bons valores que regra geral, incomodam as equipas oficiais, como tem sido o caso do aguerrido Johann Zarco desde a época passada.

Nota: O horário dos testes será entre as 10h00 e 18h00, hora de Portugal Continental.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x