MotoGP, Enea Bastianini leva a melhor sobre Bagnaia em Aragão
Antes da ronda asiática do campeonato do mundo de MotoGP de 2022, os pilotos preparavam-se para a 15.ª ronda, e penúltima europeia, do calendário, em Aragão. E a primeira volta trouxe logo grandes implicações para a luta pelo título.
Antes da corrida, assinalou-se o regresso de Marc Márquez às pistas pela primeira vez desde o GP de Itália, com Fabio Quartararo a esperar que o espanhol o ajudasse a impedir o domínio da Ducati. Infelizmente para o francês, aconteceu o contrário.
Na primeira volta mais dramática da época, Quartararo bateu na traseira da Honda de Márquez e caiu, antes de o espanhol colidir com Takaaki Nakagami, com nenhum dos três pilotos a chegar à segunda volta. Mas o drama ainda não tinha terminado.
Na frente, tal como em Misano, Francesco Bagnaia liderava, seguido de Enea Bastianini, enquanto Brad Binder e Aleix Espargaró lutavam pelo terceiro lugar. Um arranque brilhante do sul-africano colocou-o na luta pelo pódio, mas não conseguiu aguentar Espargaró, que atacou a duas voltas do fim. Na última volta, Bagnaia ainda liderava, mas estava a ser fortemente pressionado por Bastianini.
Foi praticamente uma cópia da luta que tinha acontecido há um par de semanas, mas, ao contrário de San Marino, desta vez foi Bastianini a vencer, ultrapassando na curva 7. Este resultado também confirmou o título de construtores para a Ducati, terceiro consecutivo.
Com o DNF do líder do campeonato e os pontos dos seus rivais, apenas 17 pontos separavam os três primeiros antes do regresso do Grande Prémio do Japão.