MotoGP, Enea Bastianini foi o novo rei das Américas
O Circuito das Américas (ou COTA) era o cenário da quarta ronda do campeonato do mundo de MotoGP em 2022, com a pista de Austin a ser uma das mais populares do calendário, sobretudo para Marc Márquez (Honda), que voltava à ação depois de lesão.
Contudo, a vitória acabou por não sorrir ao espanhol, embora tenha feito uma corrida notável. Problemas técnicos acabaram por afetar o seu arranque, fazendo-o cair do sexto lugar para o fundo da grelha. Contudo, Márquez mostrou a toda a gente o porquê de ser bem-sucedido no COTA nos últimos anos, recuperando de forma fantástica e garantindo o sexto posto final.
Mas com Márquez fora da luta pela vitória, era a altura de coroar um novo rei do COTA. Jack Miller (Ducati) liderou durante grande parte da prova, mas, tal como no Qatar, foi Enea Bastianini (Gresini) a atacar na parte final e a garantir a segunda vitória do ano.
Miller também não conseguiu ficar com o segundo posto, com Álex Rins (Suzuki) a batê-lo na última volta para carimbar o seu segundo pódio consecutivo. O pódio do espanhol também assinalou o 500.º top-3 para a fábrica de Hamamatsu em todas as classes, no 500.º Grande Prémio da era Racing Together.