MotoGP: Ducati testou roda lenticular

Por a 12 Setembro 2016 09:10

Gigi Dall’Igna não pára de surpreender o Mundo do MotoGP. O homem forte da Ducati é um verdadeiro génio no que toca a procurar soluções para contornar os regulamentos do mundial e apostar em novas armas para colocar as suas motos na frente da corrida.

Depois de ter visto as asas aerodinâmicas serem proibidas a partir de 2017, Gigi Dall’Igna, não desarmou e procurou soluções para um maior controlo da potência da GP17 Desmosedici durante a aceleração, com mais a aderência e, por isso, maior potência.

Assim na terceira sessão de treinos livres do GP de San Marino, a equipa de Borgo Panigale levou para a pista de Misano uma moto onde a roda traseira estava tapada bem ao jeito de uma roda lenticular utilizada pelos ciclistas.

A Michele Pirro, piloto de testes da Ducati,que em Misano alinhou na corrida de MotoGP, coube a responsabilidade de testar esta nova roda. O objectivo não é, neste caso, obter ganhos de aceleração,  ou algo que venha a contrariar a ausência das asas aerodinâmicas, até porque a moto testada por Pirro contava com esses apêndices. Contudo algumas fontes entusiastas da Ducati, revelaram que a equipa procura melhorar aerodinâmica através de fluxos de ar, provocando menos turbulência na moto.

Apesar disso esta solução pode ser mais complicada de utilizar em corridas com vento, já que com essas condições climatéricas a roda pode oferecer maior resistência o que pode provocar quedas com maior facilidade.

De qualquer forma a Ducati parece estar um passo à frente, novamente, para encontrar uma solução que venha a substituir as asas aerodinâmicas a partir de 2017.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x