MotoGP, Ducati chega a meio da época na liderança do campeonato de construtores
Concluída a primeira metade da época, é a Ducati que chega a esta fase da temporada na liderança do campeonato de construtores (com 246 pontos, com a Yamaha em segundo, com 172). Se, por um lado, é algo natural, devido ao facto de terem oito motos na grelha, as equipas com motores Ducati já tiveram todas os seus momentos altos (embora intercalados por alguns pontos baixos) esta época.
Johann Zarco é o piloto da Ducati mais acima no campeonato de pilotos (terceiro, com 114 pontos), mas ainda sem ter conseguido ganhar uma corrida esta época (embora já tenha cinco pódios). O francês é seguido de perto por dois pilotos que já venceram mais do que uma vez (Pecco Bagnaia em quarto, com 106 pontos, e Enea Bastianini, vencedor de três corridas, em quinto, com 105). Jack Miller, também com alguns pódios, é sétimo, com 91 pontos conquistados. Fora do top-10 do campeonato estão Jorge Martín (11.º, 70 pontos), Marco Bezzecchi (14.º, 55), Luca Marini (15.º, 52) e Fabio Di Giannantonio (20.º, 18).
Se olharmos para além dos números, vemos que todos já alcançaram pontos altos. Nomes menos óbvios como Di Giannantonio, Bezzecchi e Marini já se qualificaram na primeira linha da grelha de um Grande Prémio (Itália). Por outro lado, Bagnaia e Bastianini já registaram várias quedas esta temporada, prejudicando as suas hipóteses de sucesso no campeonato de pilotos.
Resta saber o que nos reserva a segunda metade da época, mas, se a equipa conseguir minimizar os seus erros, as perspetivas são de que a Ducati consiga revalidar o título de construtores com bastante margem.