MotoGP, Diretor técnico deixa esclarecimentos sobre pressão dos pneus
Depois de terem surgido suspeitas relacionadas com a pressão dos pneus de Francesco Bagnaia após a vitória em Jerez, o diretor técnico do MotoGP, Danny Aldridge, emitiu um comunicado a anunciar novas medidas para controlar a pressão dos pneus, a serem introduzidas na próxima época.
“Em cooperação com a MSMA, e depois de um pedido da MSMA, a Direção Técnica do Campeonato está a avaliar um novo protocolo de monitorização da pressão dos pneus. Este procedimento deve incluir a introdução de um sensor e recetor unificado, porque é a única forma de ter dados fiáveis para escrutínio. Para além disso, um protocolo detalhado de como é que os novos regulamentos devem ser reforçados tem sido discutida com a MSMA, tendo sido unanimemente acordado que não vai ser implementado antes da época de 2023”, começa a nota.
“Este protocolo foi preliminarmente acordado dentro da MSMA, com a condição de que seria avaliado por todos os construtores durante a época de 2022. Para ajudar nesta avaliação, todos os construtores concordaram em partilhar livremente os dados dos pneus dos seus pilotos depois de cada evento com todos os outros construtores; como estes dados são fornecidos voluntariamente e os sensores são calibrados individualmente por cada fabricante de sensor, não pode ser verificado pela sua precisão”, continua.
“Tal como acordado entre a Michelin, FIM, IRTA, MSMA e Dorna, os regulamentos de pneus vão continuar a ser reforçados, tal como têm sido durante muitos anos, sob controlo do Diretor Técnico e da Michelin, até ao momento em que o novo procedimento estiver pronto para ser introduzido”, conclui.