MotoGP: O confronto final

Por a 12 Outubro 2017 17:36

É já amanhã que arranca o Grande Prémio do Japão a primeira de três provas fora da Europa em três fins de semana consecutivos, sendo que depois apenas ficará a faltar o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, que tradicionalmente encerra cada temporada do Mundial de MotoGP.

Eis que chegamos então aos momentos decisivos da temporada de 2017, uma das mais animadas dos últimos anos ou não tivéssemos nesta fase três pilotos de três marcas diferentes a discutir o título e cinco homens no total com hipóteses matemáticas de ‘levantar o caneco’.

À chegada a Motegi é Marc Márquez que lidera o campeonato. No ano passado o piloto da Honda celebrou na casa de insígnia da asa dourada o terceiro título mundial na classe rainha, mas esta época o cenário é um pouco diferente pelo que é garantido que não haverá ‘fiesta’ no país do sol nascente.

Apesar do bom momento do espanhol – venceu quatro das últimas seis rondas – o segundo classificado do campeonato, Andrea Dovizioso, está apenas a 16 pontos. Qualquer erro do homem da Honda e Dovizioso está na calha para assaltar o primeiro lugar assim como Maverick Viñales, que é terceiro a 28 pontos de distância.

Depois há que contar com os ‘escudeiros’ de luxo destes três pilotos, que podem vir a desempenhar um papel decisivo na entrega do título de 2017. Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi querem também brilhar nesta fase final da época e mostrar que poderiam muito bem estar na posições dos seus companheiros de equipa ou não fosse a idade um posto.

Ao mesmo tempo também não pode ser descartada as intervenções de ‘jokers’ leia-se pilotos de equipas independentes que este ano mais uma vez têm dado água pela barba em muitas jornadas aos ‘oficiais’.  Por último e não menos importante é preciso sempre em ter conta as condições meteorológicas que podem sempre baralhar e terminar ainda mais imprevisível o final desta história. A começar já no Grande Prémio do Japão onde é esperada chuva para os próximos três dias. E já se sabe como é quando São Pedro decide aparecer por aqueles lados.

Com os dados lançados resta a nós europeus e amantes destas coisas das corridas inverter os horários durante os próximos três fins de semana e assistir madrugada dentro à decisão de mais uma época de um dos maiores espectáculos do mundo. Acreditem que vai valer a pena!

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x