MotoGP, Catalunha: Um dia histórico para os ‘Aprilia Boys’

Por a 4 Setembro 2023 21:54

Aleix e Maverick continuam a fazer história com a Aprilia no MotoGP. Depois do duplo pódio de sábado na Sprint Race, o seu domínio na corrida principal do GP da Catalunha foi ainda mais claro. Aleix terminou em primeiro e Maverick em segundo, um feito inédito na história do construtor italiano.

Infelizmente, a partida foi condicionada por dois acidentes nas primeiras curvas que levaram a uma paragem imediata. Um múltiplo pile-up na curva 1 e um violento high-side de Bagnaia forçaram a Direção de Corrida a agitar a bandeira vermelha, resultando no procedimento de reinício rápido com a corrida reduzida em uma volta.

Na segunda partida, Maverick passou rapidamente para a liderança, rodando na frente com Aleix e Miguel Oliveira a seguirem-no. Os três Aprilias marcaram o ritmo, confirmando a grande forma já demonstrada no dia anterior. Depois de perder muito terreno atrás do seu companheiro de equipa, Espargaró iniciou uma lenta mas inexorável recuperação até ultrapassar na secção de travagem da primeira curva durante a décima nona volta. Um final em procissão fechou o domingo espanhol, após o qual ambos os pilotos geriram sabiamente a sua vantagem sobre os seus rivais.

“Foi o melhor dia da minha vida, embora não tenha sido nada fácil. Na segunda partida, depois de ver o acidente grave de Bagnaia, estava tenso e nervoso e perdi terreno atrás do Maverick“, começou por dizer Aleix Espargaró. “Depois, decidi acelerar, sem pensar muito no desgaste dos pneus ou nos riscos, porque queria mesmo lutar pela vitória. Quando o apanhei, era bastante claro que ele estava a ter dificuldades com a aderência e ultrapassei-o. É incrível ver duas Aprilias à frente de todos. Significa que estamos a crescer, mas não nos podemos deixar enganar e pensar que já chegámos. Ainda temos de trabalhar arduamente em conjunto, orgulhosos do que estamos a fazer e todos unidos, caminhando para o mesmo objetivo.” Concluiu o Capitão da Aprilia.

Maverick Viñales subinhou o bom ambiente que encontrou na Aprilia, depois de deixar a Yamaha. “Aqui encontrei motivação e uma equipa extraordinária, e é emocionante que agora os resultados do nosso trabalho sejam visíveis para todos. Este cenário era difícil de imaginar. Fiz uma aposta comigo próprio, mas estava plenamente convencido. A vitória há-de chegar. O importante é ser consistente e ter uma mota rápida em todas as pistas. Hoje tive de abrandar a certa altura, especialmente devido ao desgaste dos pneus dianteiros, mas ainda tinha boa aderência na traseira. Talvez o estilo de condução do Aleix funcione melhor deste ponto de vista. De qualquer forma, dois pódios num fim de semana são um resultado bom, especialmente porque fizemos algo único como equipa.” Concluiu o ‘Top Gun’.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x