MotoGP, Catalunha, TL4: Domínio de Aleix Espargaró, Oliveira (12º) mais rápido
Com o tapete de asfalto muito quente no circuito de Barcelona-Catalunha várias foram as quedas, numa sessão onde Miguel Oliveira rodou consistente no top 10, terminando na 12ª posição.
Como vem sendo habitual, o quarto treino livre de MotoGP serviu de preparação para o ataque aos tempo nas qualificações, assim como para acertar os últimos pormenores nas motos para a corrida de domingo. Com o asfalto abrasador a 56,5 graus e reconhecida falta de aderência, Aleix Esparagaró liderou a sessão desde o início ao fim, sendo também o único piloto a rodar no segundo 39, precisamente 1’39,992.
Miguel Oliveira, como sempre aproveitou para uns últimos retoques na RC16, chegou a rodar com algumas tranquilidade no top 10, preparando o melhor possível a moto para o ataque ao Q1. Muito trabalho portanto na sua box com alguns resultados, muito ao contrário de Brad Binder que ficou fora do top 15 com a sua KTM devido a uma queda, a segunda do dia depois da queda no TL3.
Bons desempenhos de Marco Bezzechi, segundo mais rápido com a Ducati da equipa de Valentino Rossi, assim como do campeão do mundo Fabio Quartararo que colocou a Yamaha na terceira posição. Uma violenta queda de Alex Marquez com a LCR Honda no terceiro sector, deixou o piloto no centro médico, não se sabendo se iria a tempo de participar no Q1. Joan Mir também evitou por pouco uma queda na curva 10.