MotoGP, Catalunha, Q2: Pole para Aleix Espargaró na despedida de Barcelona
Aleix Espargaró (Aprilia) conquistou a pole position para o Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:38.190 minutos, batendo Francesco Bagnaia (Ducati) por 31 milésimos, com Raúl Fernández (Trackhouse) em terceiro, a 71 milésimos.
No seu último fim de semana em Barcelona como piloto de MotoGP a tempo inteiro, uma vez que anunciou na quinta-feira que esta vai ser a sua última época, o espanhol continua um bom fim de semana na Catalunha, tendo já sido o mais rápido do dia de ontem. De resto, Espargaró aproveitou a última volta para bater Bagnaia, que não ficou longe, com Binder a comprovar o bom ritmo de qualificação da KTM do dia de ontem. Contudo, Binder vai sair do quarto lugar, depois de a direção de corrida ter reatribuído a Raúl Fernández a sua melhor volta, com o espanhol em terceiro.
Pedro Acosta ficou-se pelo quinto lugar, com um brilhante Fabio Di Giannantonio na sexta posição, tendo já passado pela Q1, a dois décimos de Espargaró. Jorge Martín não foi além do sétimo posto, podendo queixar-se de si próprio, uma vez que caiu já na fase das últimas voltas (o companheiro de equipa Franco Morbidelli, que seguia logo atrás, caiu logo a seguir). Essas duas quedas provocaram bandeiras amarelas numa fase em que muitos pilotos estavam à procura das suas melhores voltas.
Álex Rins coloca a Yamaha em oitavo, Jack Miller foi nono, com Morbidelli a fechar o top-10, à frente de dois pilotos que estariam à espera de mais nesta qualificação, Enea Bastianini e Maverick Viñales.
Resultado da Q2 de MotoGP:
- Aleix Espargaró – 1:38.190 minutos
- Francesco Bagnaia + 0.031
- Raúl Fernández + 0.071
- Brad Binder + 0.144
- Pedro Acosta + 0.179
- Fabio Di Giannantonio + 0.210
- Jorge Martín + 0.211
- Álex Rins + 0.502
- Jack Miller + 0.573
- Franco Morbidelli + 0.588
- Enea Bastianini + 0.670
- Maverick Viñales + 0.782